A partir dos seus viveiros situados em zona de montanha entre 850 e 900 metros de altitude na região centro, “Beira Alta”- concelho da Guarda, a empresa assegura todas as entregas no território continental através de uma frota de veículos refrigerados, para evitar as diferenças de temperatura.

A empresa M.A.A.E, tem na sua atividade a propagação de material vegetativo – multiplicação de plantas de morangueiro. Desde o inicio, 1992, que trabalha exclusivamente com plantas da Universidade de Califórnia Davis nos Estados Unidos, em virtude, na opinião de Alfredo Mota, SEO da empresa, de serem as que dão provas de melhor desempenho em termos de produção. Diz o empresário que a opção pela produção em zona de montanha e altitude deve-se a vários fatores, tais como: Horas de luz e de frio – muito útil para as variedades de produção precoce; Reduzida presença de produção agrícola e existência de um meio ambiente rico em diversidade.

Auxiliares em abundância garantem o equilíbrio original e a qualidade das plantas produzidas

Para a M.A.A.E, é extremamente importante a manutenção do equilíbrio original do meio ambiente, “verificamos, ao fim de vários anos de pequenos ensaios, que conseguíamos produzir plantas de qualidade relevante sem procedermos à aplicação prévia de desinfetantes de solo. Isto consegue-se garantindo uma rotação de culturas de melhoramento de solo, com uma gestão equilibrada durante de 5 anos, incluindo o recurso a análises regulares”, reforça Alfredo Mota, sublinhado ao mesmo tempo que não utiliza inseticidas ou acaricidas, delegando essas funções nos auxiliares existentes em abundância no meio envolvente, que se esforça por não desequilibrar.

“Orgulhamo-nos de manter clientes fidelizados com mais de 30 anos, procurando aliciar bons agricultores para esta cultura que, no nosso país, tem excelentes condições para se desenvolver. Igualmente tentamos manter-nos informados de novas variedades que se mostrem interessantes para as condições de produção das várias zonas do País. Mantemos com os clientes contactos frequentes, estando disponíveis para visitas e encontros de trocas de experiências”, conclui o empresário.

A M.A.A.E. Assume-se como o maior viveirista de plantas de morangueiro em Portugal, contando com um Know-how acumulado de 30 anos de experiência dedicada ao morangueiro e centra todo o seu esforço na qualidade das plantas que produz, certificadas pelas entidades competentes e sempre que possível, preferindo a aplicação de tratamentos de base biológica com o objetivo de minimizar ao máximo o seu impacto no meio ambiente.

Uma boa resposta às necessidades e preferências de plantação em diversas alturas do ano

A empresa viveirista dá resposta às necessidades e preferências de plantação em diversas alturas do ano, com planta fresca, mantendo um stock de plantas congeladas, assim como plantas em mote.

Alfredo Mota, refere ainda à nossa reportagem que “a missão da M.A.A.E. é produzir plantas de morangueiro de boa qualidade e rentabilidade, através de um investimento permanente em inovação nos processos, com o intuito de satisfazer e superar as expectativas do mercado, cumprir com os prazos estabelecidos e garantir preços competitivos” (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023