Balanço positivo com um grande número de participantes que se mostraram bastantes interessados em aprofundar os conhecimentos.

Este curso foi organizado pela Green Smile em colaboração com a Hortitool Consulting, uma formação direcionada para os produtores de mirtilo de todas as partes do mundo, além daqueles que procuram diversificar esta cultura promissora, assegurando um bom controlo desde o início.

Sebastian Ochoa, renomado palestrante e consultor internacional em mirtilos, liderou o curso juntamente com outros especialistas, compartilhando grandes técnicas e experiências na indústria de mirtilo. No final do curso, cada participante recebeu um certificado profissional em reconhecimento da sua participação.

O consultor internacional Sebastián Ochoa

Sebastián Ochoa engenheiro agrícola de formação, é assessor e consultor em 16 países produtores de mirtilos no Chile, Peru, Colômbia, Equador, México, Estados Unidos, Zâmbia, África do Sul, China, Nova Zelândia e Marrocos (…). Este expert chileno foi convidado a participar na 4ª edição da Morocco Berry Conference e no Curso de Mirtilo, partilhando as técnicas de poda em mirtilos: novas abordagens para melhorar o rendimento. O balanço da edição de 2023, é para Sebastián Ochoa bastante positivo com um grande número de participantes que se mostraram bastantes interessados em aprofundar os conhecimentos para não “cometerem erros nas suas explorações”. Sobre a cultura, o consultor, diz que é necessário adaptá-la à realidade e condicionantes de cada país e região, argumentando ao mesmo tempo que “é necessário fazer bem a condução da cultura, sendo a poda fundamental para ter produções estáveis, qualidade e rendimento”.

Nos últimos anos tem havido uma grande evolução no conhecimento e do uso de tecnologia, com o acesso a novos produtos, técnicas, maquinaria (…). Já sobre Portugal, Sebastián Ochoa considera que o nosso país tem grande potencialidade para o desenvolvimento da cultura do mirtilo.