O InnovPlantProtect (InPP) comemora no próximo dia 24 de janeiro, em Elvas, o seu 5.º aniversário e vai assinalar a data com um dia aberto à comunidade elvense, às empresas e produtores agrícolas, e à comunidade académica.

O evento comemorativo visa celebrar e dar a conhecer aos participantes a inovação científica e tecnológica desenvolvida pelo laboratório colaborativo (CoLAB) na proteção de culturas, de forma a encontrar soluções de impacto para os desafios agrícolas e societais que possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.Após cinco anos, o InPP promove a transferência de conhecimento, reforça a sua posição como um CoLAB capaz de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços com uma forte componente tecnológica e de inovação, e fortalece o seu compromisso de impulsionar soluções que façam a diferença para enfrentar os vários desafios da proteção das culturas agrícolas. A cerimónia reúne os associados do InPP, diferentes representantes do ecossistema da inovação, representantes de outros CoLAB da área agroalimentar, associações de produtores, agricultores e decisores políticos. O objetivo é fazer balanços e explorar perspetivas para o futuro.

“O InnovPlantProtect é já uma referência reconhecida em todo o país, em particular no setor da agricultura. A equipa sedeada em Elvas tem já 4 pedidos de patente para produtos para a proteção das culturas e mais de 2 milhões de euros angariados em projetos de inovação e desenvolvimento. Estou seguro que o InnovPlantProtect continuará a desenvolver o seu programa de forma a atingir a sustentabilidade da sua atividade, a sua integração na região do norte Alentejo e a finalidade de desenvolver soluções biológicas e digitais para a proteção das culturas mediterrânicas“, destaca Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

Presentes na comemoração estarão diversas personalidades e entidades nacionais e internacionais ligadas à agricultura e a biotecnologia. A abertura do evento, que se realiza a partir das 14h35, contará com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. A partir das 15h15 decorrerá uma sessão com os diretores dos cinco departamentos do CoLAB, que respondem à questão “Que inovação se produz no InPP?”.

A sessão de encerramento terá lugar pelas 16h00 e ficará a cargo de Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleira Rodrigues, em representação da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato (sujeita a confirmação). Por fim, decorrerá um beberete e bolo de aniversário.

As inscrições, a decorrer até às 12h do dia 22 de janeiro, são gratuitas e podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível aqui (https://forms.gle/Hkovfug8aTtxVeQHA).

Para mais informações sobre o evento comemorativo, aceda ao website do InPP aqui (https://iplantprotect.pt/2024/01/inpp-celebra-5-anos-de-inovacao-na-protecao-dasculturas-agricolas)