O Centro de Investigação para a Sustentabilidade, iniciativa da Lusomorango em colaboração com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Driscoll´s e a Maravilha Farms, dedica-se à investigação e demonstração de práticas agrícolas inovadoras, associando a academia e as empresas, com vista à produção de conhecimento científico indispensável a uma agricultura mais sustentável.

A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos – promoveu recentemente uma visita ao Centro de Investigação para a Sustentabilidade, que reuniu cerca de duas dezenas de produtores e investigadores no Pólo de Inovação da Fataca, em Odemira.

Luís Pinheiro, presidente da Lusomorango, fez a abertura do evento com uma breve introdução do Centro de Investigação para a Sustentabilidade. Nuno Canada, presidente do INIAV, apresentou a missão, objetivos e ambição do Centro de Investigação para a Sustentabilidade. Já Nídia Pita, responsável técnica pela investigação do Centro, esclareceu os objetivos e prioridades da investigação em curso, e Miguel Fialho, diretor-geral da Maravilha Farms, transmitiu a perspetiva das empresas neste projeto. Rita Carvalho, da Driscoll´s, foi responsável pela apresentação dos estudos que estão atualmente a decorrer no Centro de Investigação para a Sustentabilidade.

As linhas de investigação e ensaios que estão em desenvolvimento no Centro visam estudar e compreender o uso mais eficiente da água nas produções agrícolas, bem como a produtividade das plantas e a sua capacidade de resistência a adversidades, como as decorrentes das alterações climáticas, além das naturais ancestralmente presentes na natureza (como as pragas) (…) .

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023