Na sua 4ª edição Agadir (Marrocos) foi palco da Morocco Berry Conference.

Com organização da empresa portuguesa, Hortitool Consulting e da consultora marroquina Green Smile, os objetivos propostos foram largamente ultrapassados com a participação de 700 pessoas, onde o foco foram as alterações climáticas as tendências do mercado, as novas pragas que surgem nos vários cantos do mundo, as técnicas de produção do mirtilo e a necessidade de melhorar a nutrição, passando pelas novas tendências de tecnologia em pós-colheita. Marrocos, Espanha, Portugal, Itália, África do Sul, Chile, México, Austrália, Estados Unidos, Egito, foram alguns dos países que marcaram presença.

Esta iniciativa remonta a 2019, com a criação por parte da mentora do projeto, Siham Zahidi da Green Smile, empresa de consultoria e formação agrícola e empresarial, que vinha já organizando eventos ligados à agricultura em Marrocos, fruto também da sua génese familiar que cresceu ligada à agricultura e desenvolvimento da mesma no seu país, bem como pela emergente dinâmica criada pelo setor nacional, impulsionada pela chegada de muitas empresas estrangeiras nos últimos 20 anos. Estas empresas multinacionais, chegam a Marrocos para produzir mais meses durante o ano, fruto do excelente clima que aquele país possui, marcadamente a Norte, onde se concentra em Larache, passando por Agadir e Dahkla, mais a sul.

São os destinos como a Europa e Reino Unido que tem uma apetência grande pelo consumo destas bagas (morango, framboesa e mirtilo), que passam a ser a aposta de exportação, num calendário que vai de meados de setembro a junho.

Recorda à nossa reportagem Jorge Duarte, da Hortitool, que face ao sucesso da primeira edição, onde foi moderador de uma das sessões, Siham convida-o para iniciarem trabalho juntos ao nível dos pequenos frutos e em 2020 iniciaram uma parceria. “Voltámos em 2021 num formato novo para nós, na era do digital impulsionado pela pandemia de 2020, onde após mais de 1 ano a criar o formato, tivemos dois dias de muita afluência a nível mundial com mais de 30 países e 500 participantes”.

Em 2022 já de forma presencial sentiram a vibração e dinâmica que se passa no setor, “onde vemos excelentes apresentações, onde sempre tentamos trazer assuntos, empresas e investigação que seja relevante  para o cultivo de pequenos frutos em Marrocos, e com isso acrescentar valor ao setor e a esta indústria, quer a nível nacional e internacional”, elucida Jorge Duarte e ao mesmo tempo diz que a 4ª Edição, veio dar mais indicação que este evento é para ficar e que em apenas 4 anos, tem vindo a solidificar-se como o “evento” da indústria a não perder em Marrocos e no norte de África pela afluência que têm tido e pelas criticas positivas.

Os objetivos deste ano foram largamente ultrapassados

Os objetivos deste ano foram largamente ultrapassados, face ao anterior, com mais empresas patrocinadoras, 53 face as 35 da edição anterior, e cerca de 700 pessoas, num dia repleto de boa dinâmica nas 16 sessões e com uma mesa-redonda. “No final, na sala de conferência, verificou-se uma enorme vontade de fazer networking e rever colegas nas 2 salas de exposição disponíveis no local, onde claramente se viu uma excelente interação dos participantes”, dizem orgulhosos os responsáveis pela Green Smile e Hortitool (…).

→ Reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de dezembro 2023

One thought on “Hortitool Consulting e Green Smile juntas na promoção dos pequenos frutos

Comments are closed.