Chama-se HARVEST: Valorizar a Horta fAmiliar de forma a educaR para uma dieta mediterrânica, saudáVel E SustenTável, ambiciona potenciar e diferenciar os produtos provenientes das hortas familiares em meio rural, urbano e periurbano e já está no terreno.

Resultado de um consórcio liderado pelo laboratório colaborativo MORE CoLAB, as atividades do projeto HARVEST já estão em andamento em todas as regiões do país propostas no projeto – de Bragança a Lisboa – com o objetivo de potenciar a utilização de práticas sustentáveis na agricultura familiar em toda a cadeia de valor, desde a produção até ao consumidor final, num diálogo aberto com os preceitos da Dieta Mediterrânica (DM).

As metas do HARVEST florescem em torno de três grandes premissas: a horta biológica, a horta inclusiva e a horta social.

Na primeira pretende-se estimular a produção na sua forma mais natural, em modo biológico, promovendo uma melhor eficiência no uso dos recursos naturais. Tem também o objetivo de recuperar, conservar e promover o cultivo de espécies vegetais regionais e da época.

A segunda ambiciona sensibilizar e estimular o interesse dos mais jovens pelo meio rural e pelas suas atividades, fixando-os nos territórios de baixa densidade, sem esquecer a valorização do papel da mulher agricultora na gestão da horta familiar.

Já a horta social assenta numa comunidade de horticultores na qual é valorizada a troca de experiências e de conhecimentos, quer se trate de um contexto familiar, escolar, ou profissional, fomentando o uso de práticas agroecologicas inovadoras apoiadas em ferramentas digitais e outras tecnologias.

IDEIA NASCIDA NA PANDEMIA

A ideia embrionária do HARVEST despontou durante a pandemia, numa altura em que as famílias procuraram criar a própria horta ou aceder a hortas comunitárias, em busca de uma alimentação sustentável, bem como da chamada “Hortoterapia”, encontrando nos seus “quintais” momentos de relaxamento e de conexão com a natureza.

Tal como nas restantes regiões envolvidas no projeto, em Trás-os-Montes, o HARVEST pretende consciencializar e aguçar a curiosidade das famílias através de workshops, atividades demonstradoras, sessões de divulgação e sensibilização.

As temáticas abordadas envolvem a preferência pela sementeira de sementes mais bem-adaptadas à região, a gestão hídrica e do solo, a gestão eficiente dos resíduos orgânicos da horta, a identificação de práticas agroecológicas da horta para implementação de infraestruturas ecológicas e dos seus efeitos na biodiversidade, a gestão de pragas, a DM como modelo de alimentação saudável, e a horticultura aliada ao bem-estar.

Para o líder do projeto HARVEST, a revitalização das hortas familiares contribuirá para a fixação da população em meios rurais, para o descongestionamento dos meios urbanos e para a produção de produtos mais naturais, garantindo assim valor acrescentado à produção proveniente da agricultura familiar.

ATIVIDADES DECORRIDAS

No âmbito do HARVEST decorreu já nos dias 8 e 9 de janeiro, numa parceria entre o MORE CoLAB e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), o atelier “Planta na Horta, Colhe Saúde”, integrado na iniciativa Semanas de Projeto (SP) do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, em Seia, e direcionado aos alunos do 3.º ciclo.

Neste atelier, os alunos foram desafiados a participar em atividades relacionadas com a valorização da horta familiar, abordando a importância de conteúdos como a Dieta Mediterrânica, biodiversidade, compostagem e a sementeira.

Outra atividade já decorrida foi a seleção de variedades de hortícolas mais comuns em cada região. Neste contexto, os próximos passos preveem a distribuição do material vegetal aos horticultores que tiverem interesse em contribuir para o projeto, juntamente com um caderno de campo prático e funcional, para acompanhamento destas culturas. A iniciativa compilará informação do ciclo cultural das variedades em cada região, bem como as problemáticas e as práticas agroecológicas associadas à sua produção.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a finalidade de alcançar os desafios propostos, os próximos passos irão envolver a implementação de um inquérito com conteúdos de cada atividade do projeto. Esta abordagem será aplicada em todas as áreas de atuação do HARVEST. Através da análise resultados alcançados, será possível ter uma visão mais concreta da realidade nacional em cada uma das temáticas abordadas. Esta informação é crucial para atuar e desenvolver ações-chave de acordo com as necessidades dos horticultores e das famílias envolvidas.

O HARVEST é um Projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia e conta com uma vasta rede de parceiros, que inclui a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN); Instituto Politécnico de Bragança (IPB); Instituto Superior de Agronomia (ISA); Instituto Politécnico de Viseu (IPV) juntamente com o Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia (CeCAFA); Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC); Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina (CoraNe); Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN); Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio); Deifil Technology; Living Seeds Sementes Vivas; Delícias do Juncal; Mata Verde e a ECOSEIVA.