A Magos IS e a Agrilétrica uniram esforços para promover uma conferência na Associação de Regantes do Mira (ABMIRA), localizada em Odemira, no dia 19 de janeiro.

O evento abordou os recentes desafios enfrentados na produção agrícola do Sudoeste Alentejano, destacando estratégias inovadoras para a utilização sustentável da água na agricultura e ainda foi revelado um estudo prévio para a construção de uma central de dessalinização da água do mar na região.

A futura central terá capacidade para dessalinizar 25 milhões m3 de água/ano e implica um investimento de 200 milhões de euros, incluindo a construção de infraestruturas para levar a água dessalinizada às condutas do perímetro de rega do Mira, mas também até à Barragem da Bravura, em Lagos.

“Estamos preparados para abrir um concurso para encontrar interessados na construção da dessalinizadora, prevendo-se que pelo menos uma parte da água vai estar disponível para ajudar a recarregar a Barragem da Bravura. Portanto, pelo menos essa água deveria ser assegurada e comprometida pelo Estado”, afirmou Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA– Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, a entidade que encomendou o estudo.

O estudo recomenda a localização da central junto ao mar, mas também avaliou a possibilidade da sua localização 3 kms para o interior, fora do perímetro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano, representando esta localização um custo adicional de 40 milhões de euros.

A garantia de disponibilidade de água é fundamental para manter a competitividade da agricultura no Sudoeste. O perímetro de rega do Mira abrange uma área de 12 000 hectares, metade da qual tem culturas de regadio instaladas, gerando 300 milhões de euros de exportações de produtos hortofrutícolas.

O administrador da Magos IS, João Dotti, afirmou que “o objetivo da Magos IS é contribuir para o desenvolvimento económico do Sudoeste, através da nossa capacidade de projeto e de instalação de sistemas de rega, dotando os agricultores das tecnologias mais eficientes para um uso eficiente da água”, e destacou a importância da nova parceria entre Magos IS e a Agrilétrica, “uma empresa instaladora bem cotada nesta região, que permite à Magos IS prestar uma assistência técnica mais rápida e mais próxima aos seus clientes do Sudoeste”.

As boas práticas de gestão da água são cada vez mais uma exigência das cadeias de supermercados aos seus fornecedores. A consultora Isália Cruz apresentou o módulo SPRING, do referencial de certificação GLOBAL G.A.P., que inclui 44 pontos de controlo de gestão sustentável da água nas explorações agrícolas, e recordou que, por exemplo, o LIDL Portugal já anunciou que quer certificar 100% dos seus produtores nacionais de frutas e legumes, até final de 2025, com este módulo.

Miguel Tavares, responsável da Sysmart, sublinhou a importância da qualidade da água de rega, e apresentou boas práticas de projeto e de implementação de sistemas de rega para tirar o melhor partido da água disponível. A ITC, fabricante de bombas doseadoras e equipamentos de controlo de dosagem para fertirrigação, e a Rivulis, fabricante líder mundial em soluções para rega gota-a-gota, apresentaram soluções para um regadio eficiente e sustentável.