O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, abordou as medidas em curso para lidar com a situação de seca no Algarve. Diante da necessidade de cortes de água em todos os setores, a Comissão Permanente da Seca aprovou um pacote de 46 medidas. Estas medidas incluem cortes de 15% nos consumos no setor doméstico e turístico, enquanto na agricultura os cortes totais atingirão 25% em comparação com o ano anterior.
“A Comissão Interministerial propõe 46 medidas entre a oferta, a procura e a governança para atingir este objetivo, sabendo que se nada fosse feito não teríamos água para abastecimento no final do ano. Haverá medidas como a limitação na distribuição de água em alta, a limitação de caudais ou aumentos dos preços nos escalões com volumes mais altos, para dar alguns exemplos, de medidas que esperamos que sejam eficazes.
Foi constituído um Grupo de Trabalho liderado pela Autoridade Regional de recursos Hídricos, a CCDR Algarve e a AMAL que terá cinco grupos técnicos que acompanharão as medidas no turismo, na agricultura, no setor doméstico, na fiscalização de furos e na promoção de uma campanha de sensibilização. Este grupo de trabalho deverá ter um boletim mensal onde mostra o avanço na aplicação das 46 medidas.
Há 240 milhões de euros do PRR para serem executados até 2026 para reforçar a resiliência do Algarve. As medidas mais relevantes são o investimento na dessalinizadora, na nova ligação ao Pomarão ou o reforço do uso da água reciclada, que no seu conjunto acrescentarão 54 hm3 de água para um consumo urbano em média de 70 hm3. Ainda estão a ser estudadas mais medidas como a nova barragem da Foupana”.