A 3ª edição do Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve (FAFA), regressa já no início de fevereiro à localidade de Alta Mora, em Castro Marim nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro .

O certame contará com um programa recheado de atividades que promovem as tradições, o turismo, a etnografia, o pedestrianismo e, claro está, a gastronomia local.

A gastronomia representa uma parte importante do certame e a tradicional Torta de Amêndoa Gigante que, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, chegará este ano aos 42 metros de comprimento.

Durante o Festival os visitantes têm a oportunidade de visitar o “Mercado de Produtos e Artesanato Local”, que conta com a presença de meia centena de produtores/artesãos. Para além do mercado é possível visitar a “Aldeia do Artesão”, onde é possível contactar com mais de 40 artesãos, a trabalhar ao vivo na recreação de artes/ofícios tradicionais, desenvolvidas pelos nossos antepassados, em contexto real. Para recriação desta aldeia, a organização com o apoio da população local e dezenas de voluntários, conseguiram recuperar um conjunto de casas devolutas, pertencentes a antigos lavradores locais, possibilitando desta forma a integração destes 50 artesãos neste espaço. Aproveitando as casas e alpendres existentes, bem como todos os anexos associados, tais como os fornos de cozer pão, as ramadas, os galinheiros, as pocilgas, os pátios, etc., foi possível recrear in situ muitas das artes e ofícios, que aqui se desenvolviam diariamente, há sensivelmente meio século atrás. A ideia foi colocar os artesãos a trabalhar em meio natural, aproveitando a recuperação de um espaço há muito desabitado, que ainda guarda memórias muitas memórias dos nossos antepassados.

Francisco Siopa, Executive Chef do Pena Longa Resort, irá marcar presença em Alta Mora ao longo do evento.

Estão reservadas algumas surpresas relativamente à sua participação, mas estará decerto atento à Torta de Amêndoa, bem como às tradições gastronómicas da região, assentes na Dieta Mediterrânica e partilhadas com os visitantes ao longo dos três dias. Francisco Siopa é um dos mais conceituados profissionais do setor da gastronomia nacional e internacional. Ao longo de 25 anos, tem desenvolvido um valioso trabalho na arte da pastelaria. É ainda professor nas escolas do Turismo de Portugal, dando formação na área da pastelaria e chocolateria.

Das inúmeras atividades propostas ao longo de 3 dias, destaque para o pedestrianismo: para os participantes que vão a passeio ou para os mais experientes e aventureiros há 4 percursos sinalizados durante o evento com níveis de dificuldade diferenciados: 5, 8, 11 ou 20km.

O lugar à música divide-se em vários géneros e palcos. Nove espetáculos, três palcos em três dias: do Folk à World Music, passando pelo Flamenco, pela música popular ou por registos etnográficos cujos representantes serão o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor e o Rancho Folclórico do Azinhal» e o Grupo Coral e Etnográfico Vozes de Almodôvar.

Há ainda espaço para as artes performativas com a exaltação do folclore português com Sofia Pimentão, a recriação da famosa “Lenda das Amendoeiras em Flor” pela Associação Satori e o espetáculo “Festival da Art´Ri-te”, encenado pelo CCD de Castro Marim. Na dança, e a representar o território, as “Arutla” do Clube Recreativo Alturense; na vertente internacional, o grupo de dança sevilhana Gracia Diaz.

A Associação ¼ Escuro promove uma exposição fotográfica que recorda a edição de 2023 do Festival Amendoeiras em Flor e, ainda, depois do sucesso de 2023, regressam também os ateliers de pão, cestaria e oficinas de plantação de amendoeiras. Atividades gratuitas, mas de inscrição obrigatória.

Fundado pela ARCDAA (Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora), o Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve, é uma iniciativa estratégica e promocional das tradições e identidade do território e tem como objetivo o combate à desertificação da serra algarvia ao mesmo tempo que celebra as tradições da região. O projeto FAFA surge no ano 2020, no seguimento do crescente sucesso alcançado pelos Passeios Pedestres, organizados pela ARCDAA desde o ano 2005.

Este é um evento que valoriza e promove as múltiplas práticas de reflexão e relação entre diversas disciplinas artísticas, que evidencia uma dimensão transversal, que envolvem desde o teatro à música, ao circo contemporâneo e artes de rua, à dança e a sua relação com outras áreas do conhecimento ancestral empírico, associadas à cultura local, tais como o artesanato, a etnografia e a gastronomia local.

→ Para mais informações sobre o Festival, por favor consultar: https://fafa.pt.