O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, abordou as medidas em curso para lidar com a situação de seca no Algarve. Diante da necessidade de cortes de água em todos os setores, a Comissão Permanente da Seca aprovou um pacote de 46 medidas. Estas medidas incluem cortes de 15% nos consumos no setor doméstico e turístico, enquanto na agricultura os cortes totais atingirão 25% em comparação com o ano anterior.

“A Comissão Interministerial propõe 46 medidas entre a oferta, a procura e a governança para atingir este objetivo, sabendo que se nada fosse feito não teríamos água para abastecimento no final do ano. Haverá medidas como a limitação na distribuição de água em alta, a limitação de caudais ou aumentos dos preços nos escalões com volumes mais altos, para dar alguns exemplos, de medidas que esperamos que sejam eficazes.

Duarte Cordeiro – Ministro do Ambiente e Ação Climática

Foi constituído um Grupo de Trabalho liderado pela Autoridade Regional de recursos Hídricos, a CCDR Algarve e a AMAL que terá cinco grupos técnicos que acompanharão as medidas no turismo, na agricultura, no setor doméstico, na fiscalização de furos e na promoção de uma campanha de sensibilização. Este grupo de trabalho deverá ter um boletim mensal onde mostra o avanço na aplicação das 46 medidas.

Há 240 milhões de euros do PRR para serem executados até 2026 para reforçar a resiliência do Algarve. As medidas mais relevantes são o investimento na dessalinizadora, na nova ligação ao Pomarão ou o reforço do uso da água reciclada, que no seu conjunto acrescentarão 54 hm3 de água para um consumo urbano em média de 70 hm3. Ainda estão a ser estudadas mais medidas como a nova barragem da Foupana”.