Gerida por Luís Bulhão Martins, a Herdade do Pigeiro funde uma tradição familiar de longa data com a modernidade, a par com uma crescente aposta na sustentabilidade – valores partilhados pela BKT, um parceiro fundamental para a empresa portuguesa.

Um exemplo perfeito de desenvolvimento amigo do ambiente. No coração da pitoresca vila do Alandroal, na região do Alentejo, uma área de produção de vinhos finos de renome em Portugal, pode encontrar a Herdade do Pigeiro, uma quinta familiar com uma longa história de tradição e inovação. A extraordinária evolução da Herdade do Pigeiro está a preparar o caminho para um futuro sustentável no setor agrícola português. É um exemplo virtuoso que a BKT, multinacional líder no fabrico de pneus Off-Highway , procurou recontar e destacar devido aos valores comuns retratados.

O sucesso da Herdade do Pigeiro começou na Segunda Guerra Mundial, período em que a quinta teve um papel fundamental na comunidade. O generoso apoio da empresa ultrapassou os seus campos, fornecendo alimentos e refeições aos residentes locais durante os períodos de escassez durante vários anos. A sua reconhecida prática de suinicultura ao ar livre estendeu-se assim para além de Portugal, expandindo com sucesso as operações em Espanha, e demonstrando o seu compromisso em fornecer produtos de alta qualidade ao mercado internacional.

Esta reputação foi fomentada pela implementação de sistemas de irrigação inovadores, que abrangem quase 30% das terras e alavancam a gestão precisa da água por meio de sensores e controlos automatizados.

A diversificação é outro aspeto central da empresa, aproveitando ao máximo cada parcela de terra para garantir que a eficiência da produção é otimizada. A tónica é colocada na diversidade da produção, crucial para a segurança alimentar, especialmente no contexto de uma população mundial em crescimento.

Enfrentar a diversidade, gerir os desafios diários e adaptar-se às alterações climáticas são necessidades a que a Herdade do Pigeiro responde em termos de modernização, alargamento do negócio e formação de quadros – elementos determinantes para a rentabilidade e manutenção de uma vantagem competitiva. Tudo, no entanto, sem descurar o impacto no ambiente: para a Herdade do Pigeiro, a sustentabilidade é impulsionada pela tecnologia, que tem potenciado e melhorado os seus processos agrícolas, tornando-os mais eficientes e com baixo impacto ambiental, sem comprometer a qualidade da produção alimentar.

É um caminho de evolução contínua, liderado por Luís Bulhão Martins, CEO da Herdade do Pigeiro e um entusiasta da engenharia agrícola, que trabalhou incansavelmente ao lado da sua família durante mais de quatro décadas para supervisionar as operações da empresa e garantir o seu sucesso tal como a conhecemos hoje. É ladeado pelo seu filho Afonso Bulhão Martins, diretorgeral, fonte de inovação e evolução, e Bruno Pernas, engenheiro de campo que leva experiência de primeira linha para os campos.

Esta é uma visão empresarial partilhada pela BKT, com a qual a Herdade do Pigeiro mantém uma relação estabelecida há mais de cinco anos. “Escolhemos os pneus BKT devido à sua tração e capacidade de carga. Usamos pneus de diferentes tamanhos e com diferentes especificações, mas a BKT tem uma gama de produtos tão vasta que encontramos sempre o que melhor se adapta às nossas necessidades.” diz Luís Bulhão Martins. – “Os pneus da gama AGRIMAX são os que mais utilizamos. Na verdade, equipamos todos os tratores e máquinas de colheita com estes pneus, pois adaptam-se perfeitamente às nossas condições e circunstâncias.”

Os principais padrões de uso incluem o AGRIMAX FORCE, um pneu ideal para tratores e ceifeiras de alta potência, proporcionando tração excecional e garantindo uma compactação mínima do solo; o AGRIMAX RT 765, ideal para operações pesadas e colheitas, proporcionando grande aderência e compactação mínima, e o AGRIMAX TERIS, um pneu que se destaca pela sua fiabilidade em operações combinadas, proporcionando resistência duradoura mesmo em condições desafiantes.

“Os pneus BKT oferecem excelente capacidade de tração e carga, garantindo durabilidade superior e, por isso, operações otimizadas sem tempo de inatividade. Na agricultura, onde a pontualidade é crítica, ter escolhido pneus BKT resulta em custos mais baixos e zero interrupções por problemas de pneus ou manutenção”, explica Bruno Pernas. – “A sua fiabilidade em chegar rapidamente às culturas faz uma grande diferença em todo um ano agrícola e tem um efeito positivo na colheita final.”

A parceria com a BKT é, assim, uma pedra angular do sucesso da empresa agrícola, representando um compromisso partilhado com o desenvolvimento agrícola de ponta, onde a tecnologia apoia uma gestão eficiente e sustentável dos recursos. A Herdade do Pigeiro não só cultiva a terra, como tem uma visão: transformar o trabalho no campo num compromisso de vida real com um foco incansável no bem-estar do ambiente e da comunidade.