A certificação é cada vez mais a opção escolhida pelas organizações que procuram reforçar a confiança nos seus produtos e serviços, aumentar a sua competitividade e desenvolver o seu negócio de forma sustentada.

Todas as organizações estão constantemente sob pressão para demonstrar que os seus sistemas de gestão satisfazem as várias exigências dos seus stakeholders. Legislação, Qualidade, Ambiente, Segurança da Informação, Segurança e Saúde no Trabalho… A lista de requisitos que as organizações têm de cumprir parece não ter fim! Tradicionalmente, as organizações estabeleciam sistemas de gestão que cumpriam cada um dos requisitos de forma isolada e, por vezes, em contracorrente. A integração de sistemas de gestão beneficia as organizações em eficiência e eficácia, otimizando recursos na implementação, manutenção e inclusive nas auditorias a cada sistema de gestão.

Construir um sistema de gestão integrado que cumpra os requisitos exigidos permite uma maior fluidez de informação em toda a organização, melhorando o reconhecimento e a compreensão das responsabilidades e inter-relações organizacionais. Uma organização que trabalhe como um todo integrado aumenta a eficiência operacional e melhora o seu desempenho geral, diminuindo os riscos e tornando claras as responsabilidades. Adicionalmente, esta abordagem reduz os custos, o tempo e as interrupções devido a auditorias e programas de certificação separados.

O que são: SGQ, ISO 9001, ISO 14001

Por exemplo, adotar e desenvolver um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica que permite às organizações potenciar continuamente o desempenho geral e manter o foco na oferta de produtos e serviços de qualidade ao cliente. O SGQ documenta processos, procedimentos e responsabilidades envolvidos no cumprimento de políticas e objetivos de qualidade. Com base em sete princípios de gestão da qualidade, a norma ISO 9001 define a forma como uma organização trabalha para atender aos requisitos dos seus clientes e das partes interessadas, nomeadamente no que diz respeito ao foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, melhoria, tomada de decisões baseadas em evidências e gestão das relações.

Por sua vez, a ISO 14001 é uma norma internacional que demonstra o compromisso assumido por dada empresa com a proteção do ambiente – e notoriamente com a redução e contenção de eventuais danos – através da gestão dos riscos ambientais associados à atividade da organização certificada. Graças à definição de uma série de processos de gestão ambiental, permitindo, entre outras, a redução do uso de recursos e o menor volume de descargas e/ou resíduos a tratar, a ISO 14001 não é apenas geradora de uma melhoria de imagem da organização, pode ser também transformadora dos valores da empresa (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de janeiro 2024

Autoria: Ana Mota

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Business Manager, SGS Portugal