Sem agricultores, não há alimentos na mesa. Devemos ter respeito e apoiar quem nos dá de comer todos os dias!

João Gomes – Diretor de Marketing e Comunicação da Voz do Campo

O Ministério da Agricultura vem a público a apresentar números que no fundo são uma repetição, uma mera repetição de anúncios feitos do ano passado, e de acordo com a CAP, concretamente os valores que estamos a falar são apenas de 62 milhões de euros, não são os números que se falam, esses números são a soma de vários apoios, inclusivamente alguns já pagos aos agricultores e outros que os agricultores lamentavelmente ainda esperam.

Os agricultores reclamam a valorização do setor e condições justas, num protesto que teve origem esta quinta-feira com várias estradas cortadas de norte a sul do país, prometendo continuar, tal como tem acontecido noutros pontos da Europa.

Em causa está uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, que teve início às 06h00 desta quinta-feira, estando inclusive a ser marcadas mais manifestações pacíficas, em marcha lenta, com tratores e máquinas agrícolas.

Nos últimos dias, uma onda de protestos espalhou-se por toda a Europa. Os agricultores estão em pé de guerra, a agricultura é um setor que tem sido duramente atingido nos últimos tempos. A guerra na Ucrânia afetou profundamente o mercado europeu. Desde que iniciou a invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, os preços aumentaram significativamente.

Antes da guerra, a Ucrânia era um dos maiores exportadores mundiais de grãos e responsável por metade das exportações mundiais de óleo de girassol. A produção caiu 29% no período 2022-2023. As exportações russas de fertilizantes também foram afetadas.

Sem agricultores, não há comida. São os agricultores que cultivam os campos e produzem os alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias. Eles desempenham um papel vital na segurança alimentar global, garantindo que tenhamos acesso a uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos.

Além disso, os agricultores não apenas fornecem alimentos, mas também desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade agrícola. Eles cuidam da terra, da água e dos recursos naturais, adotando práticas agrícolas sustentáveis que ajudam a proteger os ecossistemas e a biodiversidade.

Portanto, é essencial reconhecer, valorizar e apoiar o trabalho árduo dos agricultores para garantir que continuem a produzir alimentos de qualidade para as gerações presentes e futuras.