A PortugalFoods está associada à organização da Organic Food Iberia desde a sua criação. Em 2018 foram convidados para fazer parte do painel assessor de um projeto que, então, nascia para organizar um evento ibérico, dedicado em exclusivo ao setor biológico agroalimentar e “vimos nessa altura a oportunidade de ajudar a produção e a indústria alimentar portuguesa nos seus processos de exportação”, afirma Deolinda Silva, diretora executiva da Portugal Foods.

Deolinda Silva – Diretora Executiva da PortugalFoods

Deolinda Silva carateriza a Organic Food Iberia como um evento único, pela exclusividade de apresentar produtos 100% biológicos, num local próximo de Portugal. A organização da presença portuguesa, pela PortugalFoods em parceria com a Agrobio, torna-se mais fácil pela proximidade e é uma oportunidade, para contactar com produtores de outras geografias e com compradores, seja do retalho, seja do canal Horeca ou de lojas da especialidade.

“A Organic Food Iberia tem um conceito muito rigoroso na defesa do modo de produção biológico e é por isso um evento muito focado na identificação de oportunidades de negócio para o setor”

A 5ª edição da Organic Food Iberia vai continuar a reforçar um ambicioso programa de Hosted Buyers, e em conjunto com as empresas e as associações tentar trazer ao evento os principais retalhistas, importadores e distribuidores internacionais.

Continuará a ser dinamizada a área Organic Fresh Iberia, dedicada aos produtos frescos bio e serão dinamizados prémios de inovação, das melhores iniciativas de venda, de melhor retalhista bio, entre outros.

O número de produtores e de indústrias a apostar em linhas de produtos bio tem aumentado e participar num evento como a Organic Food Iberia, seja como expositor ou como visitante, ajuda a perceber como o setor está a evoluir, em termos de inovação, qualidade e oferta mundial de produtos biológicos.

No próprio evento há também um programa de seminários, as Organic Talks, que são momentos em que os visitantes podem ouvir peritos sobre técnicas de produção, legislação, tendências de desenvolvimento de novos produtos, evolução do setor a nível mundial, entre outras temáticas.Pontos fortes e fracos do modo de produção biológico

Sobre os pontos fortes e fracos do modo de produção biológico, afirma a diretora da Portugal Foods que o modo de produção biológico tem uma exigência de cultura e um controlo associado que garante ao consumidor a segurança do alimento, a autenticidade e o cumprimento com as principais regras de sustentabilidade (…).

→ Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo: edição de janeiro 2024