O European Green Deal, ou Pacto Ecológico Europeu, apresentado em dezembro de 2019, pela Comissão Europeia, divulgou um pacote de medidas com o objetivo de permitir uma transição para um sistema produtivo mais consciente, com uma utilização mais racional dos recursos, com vista a uma neutralidade carbónica em 2050, mas também com o objetivo proteger o bem-estar e a saúde dos consumidores.

Integrado neste pacto, foi apresentada, como domínio de intervenção, a estratégia Farm to Fork, ou do Prado ao Prato, que veio lançar enormes desafios aos produtores agrícolas, com objetivos muitos ambiciosos, tais como a redução em 50% na utilização de pesticidas de síntese química ou a obrigação de 25% da área útil agrícola Europeia ser utilizada no Modo de Produção Biológica.

Em 2012, a Certis Belchim já tinha implementado o projeto Growing For The Future (G4TF), gerido pelo colega Pedro Juan, Head of Food Chain Management, que está baseado em 5 pilares: 

  1. – reduzir o número de sustâncias químicas utilizadas durante o ciclo produtivo, graças à combinação de produtos de síntese química e de Bio Racionais;
  2.  – reduzir o coeficiente de impacto ambiental, de acordo com as orientações da agricultura regenerativa e sustentável;
  3.  – redução da quantidade de resíduos presentes nos produtos à colheita;
  4.  – obter  uma eficácia comprovada na luta contra pragas e doenças;
  5.  – garantir que estas soluções combinadas oferecem aos produtores uma rentabilidade adequada.

Para fazer face a estes objetivos tão ambiciosos, a Certis Belchim tem vindo a construir ao longo dos anos uma das gamas mais completas e avançadas de produtos de origem natural, com ausência ou quase de Limite Máximo de Resíduos (LMR) e Intervalo de Segurança (IS).

Apesar destas características, estes produtos da nossa gama de Bio Racionais, como lhes chamamos, têm uma eficácia e segurança comprovadas pelo registo fitossanitário que possuem (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de janeiro 2024