Agrogarante participou no Seminário “O Mercado do Vinho”, que decorreu no dia 30 de janeiro, na Sala Ribatejo do Centro Nacional de Exposições de Santarém.

O evento, dedicado ao setor do vinho, foi organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Os principais temas debatidos no seminário foram a evolução de vendas e as tendências de mercado e os desafios e as perspetivas para o futuro, tendo em consideração a necessidade de fomentar a aproximação entre a produção e a distribuição.

De notar que Portugal, ao longo dos anos, teve um crescimento exponencial no setor do vinho sendo considerado um dos maiores produtores de vinho a nível global. Este crescimento deve-se ao aumento da produtividade e à aposta crescente nos vinhos de qualidade.

O setor do vinho apresenta relevância crescente na economia portuguesa, nomeadamente, no setor da exportação, uma vez que exibe um saldo positivo de transações com o exterior contribuindo para o aumento do volume de negócio.

De acordo, com a publicação World Wine Production Outlook – OIV First Estimates, do site OIV, International Organisation of Vine and Wine, Portugal é considerado um país de pequena superfície, posicionando-se em 2022, como o 5º país da UE produtor de vinho.

A Agrogarante marcou presença neste seminário considerando muito relevante a interação entre os dois elos da cadeia de valor “retalhistas e produtores”, demonstrando assim o seu apoio à iniciativa.