A FIMA 2024 demonstrou o seu respeito e compromisso com os profissionais do setor agrícola, que demonstraram apoio incondicional ao evento internacional na sua edição dos 60 anos.

A FIMA 2024 demonstrou gratidão e compromisso com os profissionais do setor. Cinco dias intensos, cheios de emoção, de vontade de transformação sectorial, unidos por causas comuns face aos desafios que o sector enfrenta. Cinco dias onde a FIMA recebeu 167.564 visitantes de diversas nacionalidades, algo que todos reconhecemos como um mérito comum, um apoio excepcional do mundo agrícola a este evento internacionalmente reconhecido. No seu 60º aniversário, hoje mais do que nunca, os agricultores, juntamente com os restantes agentes do sector, universidades, associações profissionais, instituições, empresas transformadoras e de distribuição, demonstraram que a FIMA é um espaço, um fórum onde podem encontrar-se, onde podem mostrar a tecnologia, o conhecimento e a agricultura do futuro a partir do presente.

Em especial, a comissão organizadora da FIMA, que fez um excelente trabalho e manteve o seu compromisso, expressa a sua gratidão a todos os agricultores, os verdadeiros protagonistas, que demonstraram grande interesse, carinho e proteção para com a FIMA. É o espaço deles, um lugar criado para eles, para mostrar tecnologia, para dar visibilidade e poder mostrar a sua identidade e força.

A FIMA não é só presente, mas futuro, trabalhando em conjunto com os agricultores para promover a agricultura de amanhã. Neste momento, a organização da FIMA sente-se absolutamente identificada com as suas necessidades, com a sua história, mas também com a cultura. Fazendo parte de um objetivo comum que não só transforma a agricultura, mas também toda a sociedade.

A FIMA continuará o seu trabalho de melhoria constante na sua proposta, trabalhando em colaboração com todos para semear o nosso futuro. A FIMA é evocativa e faz parte do ecossistema e da história da agricultura na Península Ibérica, sem personalismos, com vocação para o serviço, sendo casa de todos e fornecendo soluções. Porque juntos somos muito mais.

Agora é o momento de refletir ativamente e continuar a trabalhar para o futuro. Obrigado aos 167.564 visitantes que manifestaram interesse e apoio à FIMA no seu 60º aniversário. Obrigado aos participantes e organizadores das mais de 40 conferências técnicas realizadas. Obrigado às empresas colaboradoras que prestaram os serviços de todos aqueles que participaram direta e indiretamente do evento. Obrigado aos mais jovens, que vieram em massa e mostraram o caminho a seguir, indicando a melhor forma de comunicar com eles e de entusiasmar outros jovens com as oportunidades de um setor estratégico. Graças a associações, clusters, universidades, associações profissionais, centros de formação. Um agradecimento especial e com todo o carinho da FIMA aos milhares de profissionais que, estando em inúmeras mobilizações, abriram caminho para visitar a FIMA e facilitaram a sua celebração com respeito e compreensão.

A FIMA tem o firme compromisso de continuar a trabalhar para corresponder às expectativas dos seus expositores e visitantes, com a missão de reunir novamente o setor em casa, na FIMA 2026, num futuro onde foram encontradas as soluções mais convenientes para o desenvolvimento do setor.

O apoio demonstrado ao longo dos últimos 60 anos, como se viu nesta última edição, posiciona mais uma vez a FIMA como o evento internacional de referência na Península Ibérica, onde os profissionais voltam a mostrar com orgulho a sua identidade, na FIMA, a sua casa.

Não perca mais destaques sobre a FIMA2024 na próxima edição da Revista Voz do Campo.

Assista aqui em vídeo a alguns momentos do certame: