Teve lugar, de 12 a 17 de fevereiro, a Biofach, em Nuremberga, Alemanha, a maior Feira de Agricultura Biológica do Mundo, onde marcou presença a Portugal Organic, que reúne neste certame e com esta marca, expositores/produtores de produtos em modo de produção biológica, das cinco Bio-Regiões: Idanha-a-Nova, Alto Tâmega, Lagos do Sabor, S.Pedro do Sul e Margem Esquerda do Guadiana e de duas candidatas, os Açores e Madeira. Reuniu ainda expositores/empresários em colaboração com a Inovcluster e outros produtores biológicos, em termos individuais, de Portugal.

 

 

Esta mostra, organizada pela Bio-Região de Idanha-a-Nova, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e Inovcluster de Castelo Branco conseguiu assim congregar a presença de empresários/produtores e regiões de todo o Pais, Portugal Continental e Ilhas, num total de 7 regiões e cerca de 40 empresas, representando hortícolas, frutícolas, leguminosas, frutos secos, azeites, carnes, queijos, enchidos, produtos vegan e vegetarianos, outros transformados, cosméticos e serviços .

Do programa desenvolvido, constaram mostras e showcookings dos diferentes produtos destas regiões. Em representação do CMCD, estiveram os Chefs Mario Ramos e Raquel Ramos, em representação da Beatroot o Chef Marco Fonseca e do Talho das Manas as Chefs Guida e Inês.

No stand da Portugal Organic, entre muitas outras individualidades, foram recebidos o Diretor-Geral para a Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, Diego Canga Fano, e a presidente da IFOAM, Karen Mapusua.

Da agenda constou ainda o planeamento do 2º Congresso Mundial de Bio-Regiões – 2CMB (2nd World Congress of Organic Districs), agendado para o período 29 de julho a 1 de agosto na Bio-Região de Idanha-a-Nova, evento integrado na Feira Raiana, que decorrerá este ano em Idanha-a-Nova de 26 de julho a 4 de agosto.

Sob o título “Territórios, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local”, a reflexão incidirá sobre temas como a produção biológica, a agroecologia, a agricultura regenerativa, o turismo sustentável, enquanto modos de economia, com potencial para a construção de sistemas alimentares territoriais, com externalidades positivas do ponto de vista ambiental, social e de governação local.

A valorização do capital natural (Geodiversidade, Biodiversidade, Carbono e Água) enquanto suporte de serviços de ecossistemas de elevado valor, deve constituir outro elemento temático do evento, essencialmente procurando a atualização e adaptação de métodos que possuem validação científica e tecnológica a integrar e contribuir para o acervo das Bio-Regiões.

Está prevista a presença de participantes de todo o Mundo, com destaque para a Ásia e a Europa, envolvendo entidades como a IFOM Internacional, IFOAM Europa, IFOAM Ásia, FSP (Organic Food System Programme da ONU), GAOD (Global Alliance for Organic Districts), que inclui a INNER (International Network of Eco-regions), a ALGOA (Asia Local Governments for Organic Agriculture), a LOAMC-PH (League of Organic Agriculture Municipalities And Cities in the Philippines), a Regeneration International.

Os muitos participantes internacionais esperam ter neste encontro internacional a oportunidade de trocar experiências e boas práticas dos diferentes territórios e ainda celebrar e assinar uma Carta de Compromissos, que preveja ampliar a visibilidade e a consistência no modelo de cooperação inter-regional das Bio-Regiões.