O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve visa apoiar o tecido agrícola transfronteiriço (entre Moura e Vila Real de Santo António, em Portugal; e entre Cortegana e Cartaya, em Espanha) para trabalhar em rede e de forma complementar. Agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas unirão esforços para transformar esta região, entre Portugal e Espanha, num território ainda mais atrativo: trabalhando conjuntamente em novas oportunidades de negócio; e com uma capacidade reforçada para enfrentar novos desafios e oportunidades que surjam no futuro.

A inovação é vista como um motor do desenvolvimento rural que estabelece vantagens competitivas, sendo, por conseguinte, uma das principais características da futura rede.

A realização de ações de formação conjuntas será um dos eixos deste projeto. Portugueses e espanhóis terão formação partilhada para resolverem problemas comuns, tendo a inovação agrícola nas zonas rurais como pano de fundo, e trabalhando em temáticas decisivas como:

  • A gestão de projetos europeus;
  • Os contratos públicos;
  • Outros temas a decidir pela rede em função das necessidades dos intervenientes.

    O projeto inicia-se com a organização de 6 encontros:

  1. dia 21/02, 10h (hora local) – ÁGUA E EROSÃO – Quinta da Fornalha – Castro Marim, Portugal
  2. dia 26/02, 11h (hora local) – BIOCARBONO DE CITRINOS – PINHAL – Cartaya, Espanha
  3. dia 04/03, 11h (hora local) – REDE AGROALIMENTAR – Cortegana, Espanha
  4. dia 06/03, 10:30h (hora local) – QUEIJO DE OVINOS – Santa Bárbara de Casas, Espanha
  5. dia 08/03, 10h (hora local) – PASTOREIO E DESERTIFICAÇÃO – Mértola, Portugal
  6. dia 12/03, 10h (hora local) – BIOLÓGICO EM REDE – Serpa, Portugal

Estes encontros incluirão visitas a propriedades, apresentações e debates sobre experiências inovadoras no setor agrícola, para que os atores do setor agrícola dos dois lados da fronteira debatam, em conjunto, possibilidades de resolução de problemas comuns.

Além disso, estes encontros também servirão de ponto de encontro para os agentes que possam estar interessados na Rede de Apoio à Inovação Agrícola, que está a ser criada na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia.

Em cada encontro, os Grupos de Ação Local portugueses e espanhóis apresentarão as estratégias planeadas para o período 2024-2030, de forma a debater propostas de cooperação.

→ Pode inscrever-se em: https://forms.gle/qug55Z93MtctrhWV9

As inscrições são gratuitas e obrigatórias.

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia e com outros 9 parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia, Programa POCTEP.