As equipas da Lusosem, s.a. e da Limagrain Ibérica marcaram forte presença no 3º Congresso Ibérico do Milho, em Lisboa, ao qual assistiram mais de 600 participantes, num momento em que inúmeros desafios se colocam aos produtores ibéricos, tornando prioritária a partilha de uma estratégia que valorize e promova a competitividade do sector nos dois países.

No âmbito do congresso a Lusosem e a LG lançaram o seu novo portfolio de Milhos híbridos para a Campanha 2024, fruto do trabalho desenvolvido em parceria. A gama actual, é bastante completa em ciclos e aptidões, com variedades já de referência às quais se vêm juntar novidades, como o LG 31.390, o LG 31.455, o LG 31.642, com especial destaque para o LG 31.662, indicado para o segmento da alimentação humana, com elevada qualidade de grão aliada a um elevado potencial produtivo.

Também foi dado destaque pela Lusosem, ao chamae – fertilizante natural completo, no contexto do bem estar vegetal e da promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. Após os resultados do ensaio ANPROMIS – Estratégia de redução de aplicação de azoto na cultura do milho – realizado no pivot do Inovmilho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, em que ficou demonstrado que a aplicação de CHAMAE contribuiu para a redução do uso de adubos de base mineral no milho, o CHAMAE já é aplicado com sucesso no terreno em Portugal na cultura.

O CHAMAE é um produto completo para o solo e plantas contribuindo para activar a vida microbiana no ambiente radicular e, para o fornecimento de nutrientes e compostos orgânicos para o metabolismo da planta.

Parabéns à organização por mais um Congresso que uniu o sector para a discussão de temas de grande relevância e actualidade como: a geopolítica e as tendências de evolução da agricultura europeia; o papel da inovação frente aos desafios actuais; mercados agrícolas; desafios e oportunidades; e a importância da gestão integrada dos recursos hídricos no contexto de alterações climáticas.

Autoria: Filipa Setas – Responsável de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento da Lusosem.

www.lusosem.pt