No dia 8 de março de 2024, o CIHEAM de Saragoça acolherá o Seminário: “O futuro da Agricultura de Conservação (AC) na região do Mediterrâneo: avanços técnicos e científicos, políticas de apoio e organização de agricultores”, que marcará o final dos 4 anos do projeto CAMA. O Seminário será híbrido (presencial ou online), e gratuito.

APOSOLO, juntamente com mais 12 parceiros da UE e do Norte de África, é parceira do projeto CAMA que pretende identificar e ultrapassar as principais barreiras, económicas, agronómicas e sociais que impedem a adoção das práticas de Agricultura de Conservação nos países do Mediterrâneo.

O evento irá constituir uma oportunidade para rever e discutir os últimos avanços na investigação aplicada à AC mediterrânica, bem como uma troca de experiências e de pontos de vista sobre o futuro destas práticas de produção agrícola, tendo por objetivo:

  1. apresentar resultados, recomendações e conclusões do projeto CAMA sobre as práticas de AC, os seus efeitos benéficos para os recursos – solo e água, e sobre a adoção da AC pelos agricultores
  2. discutir os fatores que influenciam a adoção da AC na região do Mediterrâneo e como melhorar a sua adoção, juntando a experiência de partes interessadas no apoio às políticas públicas e na organização dos agricultores dos países da bacia mediterrânica

CAMA | CIHEAM Zaragoza & EEAD-CSIC & UdL | Presencial ou online

O futuro da Agricultura de Conservação na região do Mediterrâneo


Local: Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza, Av. Montañana 1005,

50057 Zaragoza, Spain.


Línguas oficiais: inglês, francês, espanhol


Inscrições: gratuitas, mas obrigatórias aquie limitadas na modalidade presencial


Para mais informações, consulte o website; ou contacte a APOSOLO para o e-mail: aposolo.portugal@gmail.com