O novo mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra arranca no próximo ano letivo, 2024/2025, e já tem candidaturas abertas.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dar início já no próximo ano letivo, 2024/2025, ao novo Mestrado em Engenharia Biotecnológica (MEBT). As candidaturas já estão abertas e realizam-se em três fases.

«Este mestrado visa fornecer uma formação avançada e multifacetada nas áreas da Engenharia de Bioprocessos e da Biotecnologia Industrial com foco no desenvolvimento de novas soluções biotecnológicas num contexto bio económico sustentável e circular», revela Jorge Pereira, coordenador do MEBT, acrescentando que serão utilizadas ferramentas tecnológicas, de qualidade, regulatórias e digitais mais avançadas, estimuladas as capacidades de trabalho em equipa e de bio empreendedorismo, bem como projetos em colaboração com a Indústria Biotecnológica (nacional ou internacional) ou com outras instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Assim, explica o professor do Departamento de Engenharia Química (DEQ), «pretende-se que os futuros Engenheiros Biotecnológicos, formados na FCTUC, adquiram competências multidisciplinares nas várias vertentes da Biotecnologia Industrial, nomeadamente produção industrial de bio produtos; conceção, implementação, análise e controlo de bioprocessos/bio produtos; substituição/adaptação dos processos químicos convencionais em processos biotecnológicos eficientes, sustentáveis e amigos do ambiente; e desenvolvimento/coordenação de projetos I&D».

De acordo com o responsável, o MEBT foi idealizado para fazer face às exigências da sociedade atual, como a transição climática, terapias avançadas, produtos mais saudáveis, entre outras, e que levaram à procura por parte da indústria, a soluções tecnológicas ambientalmente mais favoráveis, eficientes e alinhadas com os objetivos para o desenvolvimento sustentável.

Mais informações em: https://apps.uc.pt/courses/PT/course/11381