De acordo com o recente relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a LIPOR posiciona-se no TOP 50 das entidades que mais investiram em Investigação e Desenvolvimento (I&D) durante o ano de 2022. Este reconhecimento reflete o compromisso da LIPOR com a excelência na construção do futuro no setor dos resíduos, criando valor através dos seus investimentos em inovação.

A LIPOR orgulha-se de ter certificado a sua atividade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação pela NP4457 em 2012, tendo sido a primeira entidade do setor público a obter essa certificação, evidenciando o seu pioneirismo e compromisso com os mais altos padrões de gestão da inovação.

A LIPOR continua a liderar no setor, demonstrando que a inovação não é apenas uma despesa, mas um investimento estratégico para um futuro mais sustentável e próspero.

Durante o ano de 2023, a LIPOR alcançou marcos significativos que demonstram o seu papel de liderança, a título de exemplo:

  • Maior Linha de Triagem Automática da Península Ibérica: A LIPOR inaugurou a maior linha de triagem automática de embalagens da Península Ibérica, situada nos concelhos de Gondomar e Valongo. Este investimento, que rondou os nove milhões de euros, contou com o apoio de fundos europeus;
  • Reconhecimento: A LIPOR foi galardoada com o primeiro lugar no Prémio ECO360 – Compras Públicas Ecológicas 2023, na categoria de Entidade da Administração Local, lançado pelo Fundo Ambiental.

→ Veja o Relatório completo disponível AQUI.