Entre as marcas presentes na Agroexpo 2024, Feira Internacional Agrícola, estava o DeepDrop® System, o sistema de irrigação patenteado e fabricado em Espanha, que poupa até 70% de água.

A trigésima sexta edição da Feira Internacional Agroexpo, realizada de 24 a 27 de janeiro em Don Benito (Badajoz), registou a participação de mais de 30 000 visitantes durante os quatro dias do evento. Estes números foram avançados pelo diretor geral da Feval – Feira da Extremadura, Facundo Mera. “A Agroexpo consolidou-se como o evento mais importante do setor em Espanha e um dos mais destacados a nível internacional”, realça o diretor geral.

O evento centrou-se em temas como a digitalização do setor agrícola, a gestão dos recursos hídricos e os desafios do setor, com um vasto e variado programa de atividades destinadas tanto ao público profissional como ao público em geral.

Destaque para a presença internacional, com empresas de países como Portugal, Itália, Brasil e China, entre outros.

Um dos destaques do programa foi a conferência intitulada “Agricultura com futuro”, que abordou temas como a reforma da PAC, a regulação e disponibilidade da água, bem como as restrições ambientais na Extremadura e o seu impacto no desenvolvimento, entre outros aspetos.

Entre as marcas presentes na Agroexpo estava o DeepDrop® System, o sistema de irrigação patenteado e fabricado em Espanha, que poupa até 70% de água.

Para a DeepDrop® o inovador sistema de rega despertou muito interesse do público presente, tendo em conta o simples funcionamento e instalação deste sistema, que permite todas as vantagens da rega subterrânea, mas com a grande diferença de poder controlar visualmente que a todo o momento a água está efetivamente a chegar à raiz, podendo evitar qualquer tipo de entupimento.

“Com o sistema de rega DeepDrop®, mudamos o paradigma da rega tradicional, encurtando drasticamente os tempos de rega, como por exemplo nas culturas de olival, que passaram de uma rega de 8 horas por dia para uma hora por dia, o que leva a uma poupança significativa de água, acompanhada de uma grande melhoria na saúde das culturas e de uma produção mais sustentável e amiga do ambiente”, destaca ainda a empresa. (ver páginas 19 e 20 d a edição de janeiro de 2024)

Para que os participantes na Feira pudessem experimentar este novo sistema, a DeepDrop® ofereceu 200 plantas de oliveira arbequina, cada uma delas com um dispositivo de 4L/H e um plano de rega específico para o primeiro ano de vida da planta.

A equipa da DeepDrop® atendeu todos os interessados, explicando detalhadamente as vantagens deste sistema, que não se limita apenas à poupança de água, mas inclui outras vantagens, entre as quais se destacam o direcionamento das raízes para o subsolo, a redução de infestantes, a poupança de eletricidade, a eliminação do stress hídrico, a redução da salinização do solo e a poupança de fertilizantes, entre outras.

→ Leia o artigo na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024