Uma equipa internacional de investigadores anunciou a publicação dos códigos de barras de ADN de 514 espécies de abelhas que vivem em Portugal, facilitando a sua identificação e monitorização. As abelhas, conhecidas como polinizadores, desempenham um papel crucial na reprodução de centenas de milhares de espécies de plantas com flores.

No entanto, as abelhas enfrentam uma crise de biodiversidade, com extinções de espécies e tendências populacionais negativas. A destruição de habitats naturais, a conversão de terras para agricultura e as alterações climáticas estão a causar desequilíbrios na vida selvagem.

Os códigos de barras de ADN, sequências curtas de material genético, permitem distinguir as espécies, tal como os códigos de barras permitem distinguir os produtos nos supermercados. Estes códigos foram publicados num artigo na revista Biodiversity Data Journal e estão agora acessíveis publicamente através da plataforma digital Barcode of Life Data System (BOLD).

As espécies incluídas representam cerca de 47% da diversidade de espécies de abelhas ibéricas e 21% da diversidade de espécies endémicas. Em Portugal, conhecem-se agora os códigos de barras de ADN de 91% das espécies de abelhas.

Os espécimes que serviram de base a este trabalho foram coletados entre 2014 e 2022 durante expedições ao campo em Portugal e Espanha. Estes espécimes estão agora depositados em quatro coleções, uma nos Países Baixos e três em Portugal.

A equipa de investigação planeia continuar a procurar as espécies que ficaram de fora desta “biblioteca da vida”. Vários projetos estão em curso para melhorar o conhecimento sobre a distribuição e ecologia das espécies de abelhas.

→ Consulte o artigo científico na integra aqui.