“Temos desafios mundiais, europeus e nacionais, muito grandes, onde o clima ocupa uma parte essencial e vemos como este setor da floricultura está, também, afetado pelo clima (…) mas ao mesmo tempo pode contribuir ativamente para ajudar a resolver parte dos problemas climáticos e da biodiversidade, que são muito caros às estratégias europeias e nacionais.

Assunção Cristas, antiga Ministra de Agricultura

Para além disso, vejo um setor que está precisamente no ponto em que pode ser um agente de boa mudança, transformação, para que estes desafios possam ser atingidos.

O setor agrícola em geral considero-o forte, dinâmico, e que atinge objetivos muito interessantes quer sob ponto de vista da produção, exportações, mas depois não tem o amparo necessário do Governo com políticas atentas e bem desenhadas para com facilidades chegar mais além”.

Opinião de Assunção Cristas, antiga Ministra de Agricultura, à Voz do Campo, durante a Conferência “Plantar Jardins – Enfrentar as Alterações Climáticas e Promover a Biodiversidade”, realizada na Lusoflora 2024.