Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Os Grupos Operacionais portugueses nomeados são:

MaisSolo – categoria “Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas”;

GOEfluentes, Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos gerados na atividade agropecuária – categoria “Atenuação e Adaptação às Alterações Climáticas”; 

Preservar a qualidade na Carne Arouquesa – categoria “Bem-Estar e Criação de Animais”; 

IEPE – Instalação eficiente de povoamentos de eucalipto – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”;

FERTIPINEA – Nutrição e fertilização do pinheiro manso em sequeiro e regadio – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”; 

PLATISOR – Métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo da região do Sor – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”.

A abertura das votações ao público em geral está prevista para o dia 15 de abril. Aceda ao site dos Prémios de Inovação PEI-AGRI aqui.

A cerimónia de entrega de prémios vai inserir-se na Conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”, que se realiza em Portugal de 6 a 8 de maio. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Os dados dos Grupos Operacionais podem ser consultados no dashboard disponível no site Inovação para a Agricultura, neste link.