O COTArroz – Centro de Competências do Arroz, realizou no passado dia 05 de março, em Salvaterra de Magos, o Grupo Focal 2024 “Do Canteiro ao Prato”. Esta iniciativa promovida pela Direção do COTARROZ-CC, cuja sessão de abertura foi presidida por Benvindo Maçãs (INIAV I.P/COTARROZ), contou com a presença de cerca de 40 participantes. Neste dia de relevante importância, deu-se mais um passo para o bom desenvolvimento do Programa de Melhoramento Genético Português.
A primeira parte da dinâmica, onde foram apresentadas as linhas de arroz do tipo médio, agulha e aromático do Programa de Melhoramento, foi levada a cabo pela equipa do Programa do INIAV e do COTArroz, onde todos participantes tiveram acesso às caraterísticas das 5 linhas de arroz, absorvendo o conhecimento acerca dos seus parâmetros produtivos e industriais.
Após a apresentação das linhas, foi realizada uma prova cega com o arroz cozinhado.
As caraterísticas avaliadas incidiam sobre o aspeto, textura e sabor.
Cada uma das linhas fazia-se acompanhar de uma amostra de arroz de tipo comercial à venda nas prateleiras de supermercados.
No final foram apresentados os resultados da dinâmica, sendo que os objetivos da sessão, que se baseavam na discussão das principais características de interesse e na aferição de critérios de seleção do Programa de Melhoramento de Arroz, foram alcançados com êxito.
Com a realização desta ação, o Centro de Competências do Arroz deu mais um passo importante naquilo que é a sua missão, e a realização do Grupo Focal, que numa ótica de definição de metas e iniciativas, num trabalho conjunto entre os diferentes agentes dos setores agrícola e agroalimentar, mostrou uma vez mais ser uma tipologia de divulgação vencedora.