Dois lançamentos recentes de produtos mostraram como a inteligência artificial (IA) está a mudar o processamento de alimentos. James French, Diretor de Inovação da TOMRA Fresh Food (Bélgica), pertencente à TOMRA Food, explica como a IA já está a acrescentar valor e porque é que a sua importância vai aumentar.

Ultimamente, tem-se ouvido falar muito de inteligência artificial. A capacidade dos computadores para replicar o pensamento e a tomada de decisões humanas, para automatizar tarefas que tradicionalmente exigiam a inteligência humana, tem suscitado todo o tipo de notícias sensacionalistas. Para confirmar a importância crescente desta tecnologia, a TOMRA Food acaba de lançar duas novas soluções de triagem e classificação baseadas em IA.

Uma dessas soluções, a TOMRA Neon, faz a pré-classificação de mirtilos colhidos à máquina para o mercado de produtos frescos. A outra, a nova geração da série Spectrim X, tira partido da aprendizagem profunda para uma precisão inigualável na seleção e classificação da fruta. Estas máquinas são apenas o início de uma revolução que tornará a produção de alimentos frescos e processados mais eficiente e rentável.

A TOMRA Food tem vindo a utilizar a inteligência artificial desde 2019 para tornar as soluções de triagem e classificação mais precisas do que as técnicas tradicionais. A implementação de tecnologia alimentada por IA na indústria de produção alimentar continuará a acelerar no futuro.

Esta tecnologia terá impacto:

– Classificação e triagem mais exatas, com maior estabilidade – resultando em menos perdas de alimentos;

– Deteção de materiais indesejados difíceis de detetar;

– Melhoria da manutenção preventiva;

– Diagnóstico inteligente de problemas na linha;

– Previsão do tempo de armazenamento útil dos produtos;

– Otimização inteligente das embalagens para diferentes clientes;

– Otimização das operações da cadeia de abastecimento.

IA e tecnologia “Deep Learning”

A tecnologia “Deep Learning” é um método de IA que utiliza modelos predefinidos para permitir que os computadores processem dados, tais como padrões complexos em fotografias. A recém-lançada plataforma de classificação da série Spectrim X é um ótimo exemplo disso. Desenvolvida por uma equipa de cientistas, engenheiros, investigadores e especialistas líderes da indústria, a Spectrim X integra o mais recente desenvolvimento da tecnologia LUCAi™ Deep Learning da TOMRA (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de fevereiro 2024