Candidaturas para Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo abrem hoje. Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo, no valor de 150.000€, que será atribuída pela primeira vez este ano, distinguirá projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas da sustentabilidade e do empreendedorismo que deem resposta à transição energética e neutralidade carbónica.

Período de candidaturas decorre de 20 de março a 30 de abril, através: https://bcsdportugal.org/bolsa-jose-manuel-mello-empreendedorismo

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Amélia de Mello, abrem hoje as candidaturas à “Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo”, uma iniciativa que visa distinguir projetos de investigação e desenvolvimento, no domínio da sustentabilidade e do empreendedorismo. Atribuída pela primeira vez em 2024, a bolsa, no valor de 150.000€, contemplará projetos de investigação originais em fase de prova de conceito, com um potencial relevante para o cumprimento dos objetivos nacionais de descarbonização, com um foco particular na transição energética. As candidaturas apresentadas devem incluir projetos desenvolvidos por investigadores integrados em instituições portuguesas ou cuja implementação ocorra em Portugal. Os interessados podem apresentar candidatura entre 20 de março e 30 de abril. O projeto vencedor será anunciado em junho de 2024.

“A Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo é mais uma concretização do nosso compromisso para promover a sustentabilidade no meio académico e empresarial. A disponibilização de recursos financeiros e apoio a investigadores e empreendedores vem estimular e alavancar a aplicabilidade de inovações científicas no tecido empresarial, fortalecendo o espírito inovador e empreendedor em Portugal”, refere Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal.

Os projetos de investigação a concurso poderão incidir em soluções de melhoria da eficiência energética, promoção de uma gestão eficiente da água e/ou solo, adoção de princípios de economia circular, consumo sustentável e cadeias curtas de abastecimento ou outras soluções que visem dar resposta à transição energética e neutralidade carbónica e com forte potencial de implementação no tecido empresarial num horizonte temporal de três anos.

Após submissão, as candidaturas passam por um processo de avaliação por parte do Júri e serão pontuadas (de um a cinco valores), tendo em conta os critérios de “Excelência e Novidades”, “Impacte” e “Implementação”.

O regulamento detalhado da Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo poderá ser consultado aqui e as candidaturas submetidas aqui, até 30 de abril.