A ACOS, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e com o apoio da Associação de Criadores do Porco Alentejano e do Município de Ourique, está a organizar o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional, com data marcada para 14 e 15 de novembro, em Ourique.

Em território de excelência de pecuária extensiva, Ourique foi palco da apresentação oficial do Congresso, no dia 22 de março, no decorrer da Feira do Porco Alentejano. Estiveram presentes entidades organizadoras, portuguesas e espanholas, para prestar informações sobre os propósitos do Congresso, os problemas que são comuns a ambos os lados da fronteira, e as mais-valias do trabalho em conjunto. Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais, são algumas das questões comuns que importa tratar em conjunto.

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva deverá ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores discutir aspetos relacionados com a renovação geracional nos territórios rurais e aprofundar os conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade e da reflexão sobre o potencial de geração de valor deste setor de atividade.

Também já foi apresentado o site do evento oficial, no qual já podem ser obtidas informações e efetuadas inscrições, acessível em: https://congresoganaderia.com