Juan Antonio Polo (IOC), Georgios Koubouris (Instituto do Azeite da Grécia), Roberto García (Universidade de Jaén), Emilio J. González (Universidade de Córdoba) e Kostas Chartzoulakis (Instituto do Azeite da Grécia) serão responsáveis pela abertura do primeiro bloco de apresentações do Congresso Mundial do Azeite (OOWC)

Apresentações sobre temas de grande relevância e a participação de mais de 50 especialistas de reconhecido prestígio nacional e internacional fazem deste evento uma oportunidade única para o sector público e privado Olive Oil World Congress (OOWC) contará com um programa espetacular de apresentações na sua primeira edição. Este evento, que terá lugar de 26 a 28 de junho de 2024 em Madrid, pretende tornar-se o evento internacional mais importante para os profissionais do sector do azeite e dos olivais.

Para tal, o CCOA dividiu o seu programa em 8 blocos diferentes que abrangem todos e cada um dos temas que dizem respeito a toda a cadeia de valor do sector.

Assim, o congresso abrirá o seu primeiro bloco de conferências intitulado “O azeite face às alterações climáticas” com as intervenções de Juan Antonio Polo, chefe do departamento de azeite e ambiente do Conselho Oleícola Internacional (COI), que falará sobre “O sector do azeite como solução para as alterações climáticas”. Não é surpreendente que a oliveira, uma cultura fundamental para a bacia mediterrânica e outros cantos do mundo, também desempenhe um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas, uma vez que as oliveiras capturam e absorvem carbono no seu processo de fotossíntese, armazenando-o no solo.

Georgios Koubouris, investigador do Instituto da Azeitona da Grécia, abordará o tema “O olival está a enfrentar as alterações climáticas”. Sem dúvida, a falta de chuva e os períodos de seca causarão stress hídrico na oliveira, comprometendo a floração e, por conseguinte, a produção de azeitona. “O OOWC oferece uma oportunidade única de conhecer os melhores especialistas da indústria da azeitona e aprender sobre o futuro do sector numa abordagem holística que reúne conhecimentos sobre agricultura, indústria, mercado e benefícios para a saúde dos produtos da azeitona “, diz Georgios.

Roberto García, investigador da Universidade de Jaén, falará sobre o “Balanço do carbono nos olivais” e a sua contribuição como fator de luta contra as alterações climáticas.

Emilio J. González, doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Córdoba (UCO), dará uma palestra intitulada “As culturas de cobertura como ferramenta de armazenamento de carbono no solo”, na qual responderá a questões como a quantidade de carbono que pode ser armazenada e que tipos de carbono, entre outras.

A encerrar este bloco estará Kostas Chartzoulakis, investigador principal do Olive Institute of Greece, com a sua apresentação sobre “Melhorar a gestão da irrigação: concepção e gestão do sistema de irrigação face à seca”. “O OOWC está no centro do sector olivícola com os mais recentes desenvolvimentos em técnicas de cultivo, tecnologia e qualidade do azeite, marketing, saúde e nutrição humana”, afirmou.

Registe-se antes que seja tarde demais

O CCOO lembra aos interessados em participar no congresso em qualquer uma das suas diferentes modalidades: geral, estudante ou meio congresso, com ou sem jantar de gala, é necessário registar-se antes do final do congresso.

Inscrições aqui

Sob o lema “Prove, desfrute, é azeite”, o OOWC conta com a colaboração do AgroBank, MSC, CIA – Agricoltori Italiani, FOI, John Deere e da Junta de Andaluzia, através da sua marca “Gusto del Sur”, como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Yara International, GEA, Balam Agriculture e Todolivo como patrocinadores Gold; a empresa Kubota e SGS como patrocinadores Silver; e Agrocolor como outros patrocinadores. A Agrotec, a Revista Voz do Campo, a Puglia Live, o Grupo Joly e a Oleo são os Media Partners do COJO.

Os interessados em participar neste projeto podem obter informações junto do Secretariado Técnico do CCOO, através do telefone 917 21 79 29 ou enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com