A Comissão Vitivinícola do Algarve é uma pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública, de carácter interprofissional, acreditada desde 2012 para a certificação dos produtos vitivinícolas com Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira e Indicação Geográfica Algarve. Desde 2020, que também certificam vinho espumante IG Algarve.

Hoje são 50 os produtores de vinhos na região do Algarve, com uma produção anual de 1.500.000 garrafas, com cerca de 1 427 hectares de vinha, sendo a segunda região vitivinícola, com menor área de vinha em produção, de Portugal.

Apesar do caracter uniforme que marca a região, as particularidades existentes no litoral, no barrocal e na serra algarvia, originam a divisão em 4 Regiões com Denominação de Origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. É ainda produzido em toda a região, vinho com Indicação Geográfica Algarve.

Segundo a presidente da CVA, Sara Silva, atualmente os vinhos do Algarve vivem uma nova era caraterizada pela procura pela qualidade em detrimento da quantidade. “Os atuais 50 produtores de vinhos do Algarve estão na senda da qualidade, a qual tem sido reconhecida em vários concursos nacionais e internacionais. “O crescimento dos vinhos do Algarve tem sido sustentável, sempre com o objetivo de crescer dentro do segmento de vinhos de qualidade”, afirma Sara Silva.

Em termos de produção, a campanha de 2022/2023 registou cerca de 1.5 milhões de litros de vinho declarado com a aptidão Indicação Geográfica Algarve e Denominação de Origem. No que se refere à comercialização, o ano de 2022 revelou-se no melhor ano de vendas de vinhos, com cerca de 1.6 milhões de garrafas comercializadas.O grande desafio dos Vinhos do Algarve é para a presidente, numa primeira fase, “afirmar a sua imagem no mercado regional e nacional. Os mercados externos surgirão com naturalidade. Como o Algarve é um dos mercados-alvo da grande maioria dos produtores de vinho nacionais, a concorrência dos Vinhos do Algarve no seu mercado natural é muito forte” (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de março 2024