“O estatuto de PME Líder, lançado pelo IAPMEI em 2008, visa melhorar o perfil de risco das empresas e incentivá-las a alcançar as suas ambições estratégicas, além de proporcionar melhores condições de financiamento, maior a visibilidade e acesso a produtos e serviços vantajosos. Vale, pois a pena, o esforço para que a outorga seja concedida.
A seleção das PME Líder envolve uma análise conjunta do IAPMEI, Turismo de Portugal e parceiros financeiros, entre os quais as Sociedades de Garantia Mútua se incluem, com base em indicadores de solidez financeira e crescimento de negócios.
Contrariando as adversidades da conjunta internacional, o número de PME Líder tem crescido nos últimos anos, refletindo a robustez das PME portuguesas. Essas empresas demonstram maior solidez financeira e modelos de negócio equilibrados. A maioria das 11.368 empresas reconhecidas como PME Líder em 2023 está concentrada na região Norte de Portugal, especialmente no distrito do Porto. O Norte sempre desempenhou um papel fulcral no desenvolvimento do país, quer com as suas indústrias e comércio, quer com os seus centros de investigação e desenvolvimento, garantindo inovação, assegurando assim o progresso. Ontem, hoje e por certo amanhã, o Sistema Nacional de Garantia Mútua irá estar ao lado das empresas líderes, que sempre procuraram a excelência e que cresceram no Norte”.