Valorização de recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão de água de rega em contexto de alterações climáticas.

LA. 4.1
ESTUDO COM ESPÉCIES ADAPTADAS ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O estudo pretende avaliar a viabilidade de integração do feijão cutelinho (Lablab purpureus), leguminosa com baixa exigência de água, cujo cultivo melhora a fertilidade do solo, como cultura anual, no sistema de consociações com fruteiras do pomar tradicional algarvio.

De junho de 2023 a março de 2024, decorreu um ensaio de adaptação de três variedades de feijão cutelinho (Alvorage, Benavente e Nutribean), nas entrelinhas de um pomar adulto de alfarrobeiras da variedade “Mulata”, delineado em sistema de blocos casualizados, com três repetições, e dois regimes hídricos (ver fotografias ao lado). Durante o ciclo foram analisados diversos parâmetros do solo, meteorológicos e do ciclo da cultura (germinação, floração, biomassa, etc.). Este estudo vai ter continuidade em 2024, com nova sementeira, de modo a avaliar a contribuição que esta espécie pode trazer ao sistema de fruteiras tradicionais do Algarve.


A pitaia é uma das culturas estudadas no AGRO + EFICIENTE, como uma opção que requer menor quantidade de água para produzir, comparativamente a outras espécies frutícolas. As fotografias em baixo, demonstram a propagação em viveiro e o pormenor da nova rebentação.


LA 4.3
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Seleção da nova rebentação no pomar D. João, no CEAT – Gestão da água em contexto de alterações climáticas.


LA 4.5
Recursos Genéticos Vegetais

Coberturas de solo no Pomar Tradicional do Algarve

A realização de culturas anuais no Pomar Tradicional de Sequeiro era uma prática comum na agricultura algarvia. Trigo, cevada, aveia, ervilhas, favas e tremoços, faziam parte de um leque de culturas de outono-inverno que os agricultores faziam suceder nos campos consoante as suas necessidades. Atualmente sem grande importância económica, as culturas anuais têm interesse como forma de restituir ao solo matéria orgânica, com impacto na qualidade do solo. Assim, no âmbito do Projeto AGRO + EFICIENTE está em curso a avaliação de várias misturas de gramíneas e de leguminosas, em consociação, e a sua influência nas características do solo do Pomar Tradicional de fruteiras tradicionais em instalação no CEAT, em Modo de Produção Biológico, assim como os custos económicos associados.

Legenda das Fotografias: Pomar de alfarrobeiras com cobertura de solo espontânea (A); estado atual da parcela onde decorre o ensaio de cobertura de solo, no CEAT (B e C); monitorização das espécies germinadas e recolha de amostras para determinação da biomassa (D).


Preparação da parcela para estudo e valorização de sistemas de cultivo de fruteiras tradicionais para sementeira de culturas anuais.


Fruteiras tradicionais em viveiroPormenor da enxertia em amendoeira (E) e porta enxertos de alfarrobeira (F), no Viveiro Mil Plantas.


LA 4.7
Promoção de ações de divulgação

JÁ REALIZADO

Publicação na Revista Voz do Campo de Fevereiro de 2024 (edição nº 278, páginas 78 e 79), de um artigo de Amílcar Duarte e Ana Trindade, intitulado “A citricultura do Algarve e a seca: proposta de algumas medidas de contenção”, onde é referida a rega deficitária controlada na maioria dos pomares, permitindo esta técnica uma poupança de água que pode chegar até aos 30% em alguns casos, sem significativa perda de produção. Esta técnica está a ser trabalhada/estudada no âmbito do AGRO + EFICIENTE, envolvendo alguns dos parceiros deste Projeto, nomeadamente a CCDR Algarve/Agricultura, a UAlg, a Frusoal e alguns agricultores.

Artigo relacionado:

A citricultura do Algarve e a seca: Proposta de algumas medidas de contenção


De 2 e 4 de Fevereiro de 2024 – Alta Mora (Castro Marim), participação do projeto AGRO + EFICIENTE no Festival de Amendoeiras em Flor, fez-se com a presença da Associação In Loco. No stand, (fotografia abaixo), para além da divulgação do projeto e distribuição de material, esteve uma exposição sobre a amendoeira e uma mostra de cerca de 60 variedades de amêndoas, chamando a atenção para o imenso património genético que existe no Algarve.

Decorreu no passado dia 22/02/24, em Faro (CCDR Algarve), a reunião anual do “Grupo de Contato de Citrinos”, que inclui representantes das entidades oficiais e do sector, de 4 países produtores (Portugal, Espanha, França, e Itália). No ponto relativo aos contributos de sustentabilidade e fitossanidade para a citricultura, foi feita uma intervenção pelo professor Amílcar Duarte que fez referência ao AGRO + EFICIENTE e aos contributos do mesmo para os pontos atrás referidos.

Visita às Coleções de Fruteiras do Polo de Inovação de Tavira, no dia 01/03/24, onde foi efetuada a divulgação do projeto e distribuídos os 3 folhetos pelos 21 participantes.

Referência do projeto AGRO + EFICIENTE no Programa da RTP 2 “Faça CHUVA, Faça SOL”, que foi transmitido no dia 16/03/24, sobre a cultura do abacateiro, nomeadamente sobre a gestão da água.


BREVEMENTE:

16 DE MAIO 2024 – Seminário “A Alfarrobeira perante os desafios climáticos do futuro” – SÃO BRÁS DE ALPORTEL (Salão Nobre da Câmara Municipal).

O projeto AGRO + EFICIENTE organiza o primeiro seminário anual de 2024, onde haverá apresentação de comunicações sobre a cultura da alfarrobeira. Brevemente sairá o programa com mais informações.

Para mais informações contate a CCDRAlgarve – Agricultura e Pescas.

Para mais informações consulte: www.drapalgarve.gov.pt/pt/drapalgarve/projetos-financiados ou pelo telefone 289 870 700.

→ Ver Boletim Informativo nº 2 do Projeto Agro+Eficiente