No passado dia 10 de abril Coruche foi o palco de um evento de destaque totalmente dedicado à temática das interculturas para o milho e outras culturas horto-industriais.
Organizado pela ANPROMIS em colaboração com a Fertiprado, o evento atraiu uma audiência diversificada, composta por especialistas, agricultores e outros interessados.
Durante o evento, foram apresentados estudos detalhados que destacaram os impactos positivos significativos das interculturas no ambiente e na economia da cultura do milho. Palestrantes especializados partilharam informações sobre a capacidade dessas práticas para aumentar a fertilidade do solo, sequestrar carbono atmosférico, prevenir a lixiviação de nutrientes para os aquíferos e promover a biodiversidade, a saúde do solo, e do ecossistema de forma geral.
Um dos destaques do evento foi a visita a diversas misturas no campo demonstrativo, instalado pela FERTIPRADO, cada uma com seu objetivo específico. Os mais de 200 visitantes presentes tiveram a oportunidade única de observar de perto o desempenho excecional destas culturas e entender qual ou quais são as melhores soluções para cada situação.
Atualmente, existem no mercado misturas biodiversas de sementes que atendem à adaptação a diferentes tipos de solo e clima, bem como a objetivos específicos, tais como o aumento rápido da matéria orgânica do solo, fixação de azoto atmosférico, controle de infestantes, dupla aptidão adubo verde/produção forrageira, biofumigação, atração de polinizadores e estruturação do solo.
Este evento reforçou a importância das interculturas na agricultura moderna, oferecendo soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios enfrentados pelo sector. Com o compromisso contínuo com a investigação e o desenvolvimento, espera-se que essas práticas continuem a impulsionar a produtividade e a resiliência do sector agrícola no futuro.
Vídeo resumo do evento:
Artigo relacionado: