A Vinalda celebrou uma parceria com a Porto Réccua Vinhos para a distribuição, em Portugal e no mundo, das marcas Cabeça de Burro, Réccua Porto, Réccua Douro e, a mais jovem, Réccua Cocktails. “Uma família de famílias”, é o espírito que orienta a Porto Réccua Vinhos, criada a partir da reconversão das Caves Vale do Rodo, na Régua.

Criada em 2013 por iniciativa das Caves Vale do Rodo (que reuniu as Adegas Cooperativas da Régua, Tabuaço e Armamar), a Porto Réccua Vinhos foi constituída para gerir a vertente comercial dos vinhos engarrafados produzidos pela casa-mãe. A maioria do capital é detida pelas Caves e o restante por um grupo de sócios e trabalhadores, num total de 200 acionistas.

Neste modelo de negócio, a cooperativa, que junta cerca de 800 viticultores, produz uvas para as marcas comercializadas pela Porto Réccua, que elabora e engarrafa os vinhos.

“O portefólio da Porto Réccua Vinhos vem ao encontro do que a Vinalda estava à procura para completar a nossa carteira de vinhos do Douro e Porto. Marcas de qualidade, que o consumidor reconhece e, mais uma vez, apostamos numa empresa com forte ligação aos produtores e preocupação de sustentabilidade social e regional”, afirma Bruno Amaral. “Além do prestigiado Cabeça de Burro, os Réccua Porto e Douro e, principalmente os inovadores Réccua Cocktails serão fortes desafios”, salienta o administrador da distribuidora.

O presidente da Porto Réccua Vinhos declara, por seu lado, que “é com grande expetativa que a Porto Réccua Vinhos se associa à Vinalda, porque estamos certos de que iremos catapultar as nossas duas marcas de referência da Região Demarcada do Douro – Cabeça de Burro e Porto Réccua – para os lugares cimeiros do mercado nacional, em todos os seus canais, bem como no mercado internacional”.

António Lencastre acrescenta ainda: “Sabemos que ambas as equipas estão bem conscientes do desafio que têm pela frente, mas a motivação é infinita, facilitada não só pela experiência e competência já demonstrada por todos os profissionais da Vinalda, mas também pela mais-valia que irá representar a inclusão no seu já rico portefólio do ‘Senador’ do Douro, de todos conhecido – o Cabeça de Burro –, bem acompanhado pelo tradicional Porto Réccua e não esquecendo o seu lado mais jovem e irreverente, os Réccua Cocktails”.

Cabeça de Burro: um ícone do Douro

Com 40 anos de história, Cabeça de Burro, marca pertencente às Caves Vale do Rodo, tem grande destaque na região e, mesmo, no País, pois conseguiu assinalável sucesso nos mercados internacionais, tanto nos Estados Unidos como na Ásia.

Na marca Réccua Douro, a aposta é nas gamas clássicas de vinhos colheita e reserva brancos e tintos e a Réccua Porto apresenta uma gama completa de vinhos do Porto, com White, Ruby e Tawny, bem como Reserva, Tawny de 10, 20, 30 e 40 anos, Colheita, LBV e Vintage.

Ainda no vinho do Porto, apesar deste portefólio alargado de vinhos de excelente qualidade, a concorrência das fortes marcas tradicionais levou a empresa a inovar, procurando algo diferenciador. Assim, nasceu a Réccua Cocktails, uma marca de Vinhos do Porto orientados para o segmento de mixologia, bares e cocktails.

Lançada em 2015, com uma imagem jovem e irreverente a Réccua Cocktails nasceu com o objetivo de acrescentar valor ao mercado tradicional de Vinho do Porto. Assume-se como uma marca inovadora, irreverente e atenta a novos públicos, com uma abordagem de mercado disruptiva e o principal intuito de implementar novas formas de consumo de vinho do Porto.