Teve lugar no dia 7 de maio a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Inovação da PEI-AGRI 2024 para os Grupos Operacionais. A cerimónia decorreu no Centro de Congressos do Estoril durante a conferência da rede da PAC da UE intitulada «Grupos Operacionais da PEI-AGRI: Inovação na prática», para celebrar as realizações de mais de 3400 Grupos Operacionais.

Estes prémios, compostos por seis categorias, tinham cinco projetos nomeados em cada categoria. Os vencedores foram o Colorado Beetle Catcher: Controlo sustentável das pragas de máquinas (Países Baixos) na Categoria Gestão Sustentável dos Recursos Naturais; Cultivo, colheita e transformação de palha de cânhamo e de sementes de cânhamo (Alemanha) na Categoria Modelos de Negócio nas Cadeias de Abastecimento Alimentar; Parsutt – Presunto de Parma: norma de elevada sustentabilidade (Itália) na categoria Bem-estar Animal e Criação de Animais; SUBALMA – Melhorar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas subterrâneos de irrigação por gotejamento que utilizam resíduos de lagares de óleo como fertilizante através da utilização de nanobolhas (Espanha) que ganhou na Categoria Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas; Illaun Farm Forest Alliance (Irlanda) na Categoria Gestão Sustentável das Florestas; e Agricultura de precisão em Brandeburgo (Alemanha) na Categoria Digitalização.

O sétimo prémio, intitulado de «favorito do Público», foi atribuído ao projeto SHEEP-UP (Itália). Antonella Tormen, gestora do projeto, referiu: “Estamos muito felizes por termos recebido o prémio favorito do público! Criámos um grupo de trabalho unido de criadores, investigadores e organismos públicos para melhorar as pequenas explorações de montanha que criam raças de ovinos em risco de extinção. Foi um grande esforço de equipa!”. O projeto centra-se em valores como a biodiversidade, a sustentabilidade e a qualidade da produção.

No total, mais de 11 000 pessoas votaram, de 15 de abril a 3 de maio, no seu projeto favorito entre os 30 nomeados. Um júri de especialistas selecionou os vencedores nas 6 categorias temáticas. Na categoria «Gestão Sustentável dos Recursos Naturais», o prémio foi atribuído a um Grupo Operacional  que desenvolveu e testou uma máquina mecânica de controlo de pragas para o escaravelho da batata do Colorado, que tem vindo a aumentar nos Países Baixos devido aos verões mais quentes. Na segunda categoria, «Modelos de Negócio nas Cadeias de Abastecimento Alimentar», um Grupo Operacional alemão recebeu o prémio pelas suas novas cadeias de valor para o cânhamo industrial, que inclui o cultivo e a comercialização dos frutos de casca rija e da palha de cânhamo, a transformação no local e a criação de variedades adaptadas. Um Grupo Operacional italiano Parsutt ganhou a categoria «Bem-estar Animal e Criação de Animais» pela criação de um protocolo de sustentabilidade para o presunto de Parma baseado em normas elevadas de bem-estar e biossegurança dos animais e na utilização responsável de antibióticos nas explorações suinícolas. Na categoria «Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas», o prémio foi atribuído à empresa espanhola SUBALMA, que reutiliza subprodutos de lagares de petróleo como fertilizantes através de técnicas que garantem a máxima eficiência na utilização da água, centrando-se na irrigação subsuperficial e na injeção de nanobolhas. A Illaun Farm Forest Alliance da Irlanda liderou a categoria «Gestão Sustentável das Florestas» pela sua abordagem agrícola para melhorar a gestão florestal e restaurar as florestas locais através do envolvimento da comunidade. Para a categoria «Digitalização», o vencedor foi um Grupo Operacional alemão que trabalha para combater a acidificação do solo, e que desenvolveu um processo totalmente digitalizado de gestão da acidez do solo específico do local e um sistema de apoio à decisão para a calagem de taxa variável.

Roberto Berutti, membro do gabinete do Comissário responsável pela Agricultura, declarou: “Esta é a primeira vez na história da PEI-AGRI que organizamos um concurso para Grupos Operacionais. Estamos muito satisfeitos por ver o vasto leque de inovações que estão a ser desenvolvidas em toda a Europa. Houve muitas candidaturas excelentes e o júri teve a difícil tarefa de selecionar os vencedores”.

Desde a criação da PEI-AGRI em 2012, mais de 3400 Grupos Operacionais contribuíram para o aumento da produtividade e da sustentabilidade da agricultura e da silvicultura na UE. A Rede PAC da UE, com o apoio do Mecanismo de Apoio “Inovação e Intercâmbio de Conhecimentos | PEI-AGRI”, organizou os Prémios de Inovação PEI-AGRI para celebrar a grande variedade de projetos inovadores dos Grupos Operacionais e as suas realizações. Os prémios reconhecem e recompensam os Grupos Operacionais que se destacaram pelo desenvolvimento de práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

A conferência contou com a presença de cerca de 550 participantes, incluindo agricultores e silvicultores e outros parceiros de projetos dos vários Grupos Operacionais. A conferência constituiu uma oportunidade para reconhecer a implementação bem-sucedida do PEI-AGRI através de projetos como um dos seus principais elementos de base e para aprender com esta experiência para a implementação de mais de 6000 projetos de Grupos Operacionais que serão criados no âmbito da PAC 2023-2027 em toda a UE.

Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu para a Agricultura agradeceu a todos os Grupos Operacionais presentes na conferência: “Ao desenvolverem soluções inovadoras para os nossos desafios mais prementes, estão a ter um impacto incrível nos agricultores, silvicultores e comunidades rurais e a criar um legado duradouro para as gerações vindouras”.