Terminou, no final do mês de abril, o curso especializado “Orientações para uma Gestão Sustentável da Irrigação face às Alterações Climáticas” promovido pela Universidade de Castilla-La-Macha em parceria com a CONFAGRI, no âmbito do Projecto ERASMUS + Fields.

Contando com a presença de 130 técnicos e agricultores oriundos de Portugal, Espanha e diversos países da América do Sul (Argentina, Brasil, Equador, Honduras, México, Peru e Venezuela), o curso decorreu em formato B-Learning, num total de 54 horas síncronas em regime online e 15 horas práticas presenciais.

De forma a garantir a total compreensão dos conteúdos teóricos ministrados, os alunos foram, continuamente, fazendo testes de avaliação sobre os principais temas, a saber:

Projeção de instalações de rega com especial foco na gestão eficiente da mesma;

Programação de rega orientada para a maximização da produtividade agronómica (rendimento) e económica (margem bruta) da água, incluindo a rega deficitária controlada por fases em árvores de fruto (vinha, amendoeira, pistácio, oliveira, etc.);

Avaliação, manutenção e conservação das instalações e sistemas de rega, com o objetivo não só de determinar a uniformidade da rega e dos fertilizantes aplicados, bem como a procura de soluções para potenciais problemas encontrados.

As sessões práticas decorreram em Espanha (Albacete) e em Barcelos, em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Barcelos, dando aos formandos não só a oportunidade de consolidar os conhecimentos teóricos que foram aprendendo ao longo do curso, mas também de estar em contacto direto com as ferramentas que auxiliam e permitem a concepção, programação e gestão de sistemas de rega por aspersão e gota-a-gota.

Destacamos a forte presença das inscrições que surgiram em Portugal (90) para frequentar este curso, pois ilustram bem o interesse e pertinência do tema, e também a falta de oferta de formações nacionais relacionadas com o mesmo. Salientamos, ainda, o excelente feedback dos formandos relativamente ao currículo, materiais de formação e à enorme qualidade dos docentes da Universidade de Castilla-La-Mancha.