“O setor agrícola tem um papel importante para a economia e é indispensável para o desenvolvimento das sociedades. Um setor primário forte, dinâmico e competitivo alavanca toda a encomia de um país, sendo por isso fundamental criar uma estratégia a médio e longo prazo de crescimento de desenvolvimento.

Marisa Costa, Sócio-gerente da Sociedade Agrícola Alves da Costa Lda e vice-presidente da APROLEP – Associação de Produtores de Leite de Portugal

A agricultura ocupa mais de 50% do território e são os agricultores que melhor conhecem as suas necessidades e potencialidades, por esta razão quando se aborda a questão da proteção dos recursos naturais, o papel do agricultor é automaticamente reforçado porque esta proteção só pode ser feita por quem trabalha a terra.

Trabalhar no campo é muito mais que alimentar a população, é proteger os ecossistemas e os recursos naturais é promover a biodiversidade por isso urge a necessidade de rejuvenescer o setor primário porque além do setor estar envelhecido assistimos também ao envelhecimento dos quadros técnicos de várias áreas que dão apoio e suporte à agricultura” (…).

→ Leia o artigo completo publicado na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024