Mónica Andrés, Vice-Presidente Executiva para a Europa da Yara, discursou na Global Summit of Women 2024, realizada em Madrid. Na sessão plenária intitulada: “Impulsionar o crescimento na nova economia”, Mónica, compartilhou estratégias inovadoras sobre como a Yara está a usar todo o seu conhecimento agronómico e ferramentas digitais para reduzir a pegada de carbono na produção de alimentos.
A Cimeira Global das Mulheres realizou-se em Madrid nos dias 9, 10 e 11 de maio, no hotel Riu Plaza de Espanha e acolheu mais de 1.000 mulheres líderes em empresas e governos de mais de 60 economias de todo o mundo para expandir o progresso económico das mulheres.
Na sessão plenária realizada pela Cimeira sobre como impulsionar o crescimento empresarial nas novas economias, Mónica Andrés apresentou a missão da Yara, que é alimentar o mundo de forma responsável e proteger o planeta, e destacou que para isso é fundamental investir na inovação.
Por exemplo, a mudança dos fertilizantes de nitrogénio com baixo teor de carbono da Yara (fertilizantes de baixo carbono) para os fertilizantes de carbono ultrabaixo da Yara (fertilizantes de carbono ultrabaixo) significará uma redução adicional na pegada de carbono dos produtos ao longo da cadeia de valor alimentar.
Ao mesmo tempo, destacou que a tecnologia é tremendamente importante, mas o mais importante são os seus efeitos: A combinação de aconselhamento agronómico, com ferramentas digitais aumenta o rendimento e garante que os nutrientes dos fertilizantes cheguem realmente às culturas. A tecnologia é essencial para a otimização de fertilizantes e o preparação inteligente das culturas. Através de modelos preditivos, os agricultores podem ser ajudados a tomar decisões informadas sobre quando e quanto fertilizante aplicar, ajudando-os assim a serem significativamente mais eficientes e produtivos, contribuindo para a prosperidade do agricultor, do campo e reduzindo significativamente as emissões de carbono.
Mónica destacou que o compromisso da Yara é com o desenvolvimento agrícola sustentável, que procura fortalecer a segurança alimentar ao mesmo tempo que minimiza o impacto ambiental e as emissões poluentes na agricultura, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento rural.