Um exemplo notável do progresso da inovação, ciência e indústria, evidenciando a crucial gestão responsável dos recursos hídricos.
Uma parceria entre a cidade de Weissenburg, no sul da Alemanha, a empresa norte-americana de tecnologia hídrica Xylem e a Universidade Técnica de Munique (TUM) resultou na criação da Reuse Brew, uma cerveja fabricada através da água reciclada.
A Xylem garante que todas as substâncias maléficas de uma água dispensada no esgoto são filtradas, usando processos oxidativos de ozonização e oxidação avançada com irradiação UV e peróxido de hidrogénio, combinados com processos de filtração e purificação, incluindo nanofiltração.Segundo a empresa hídrica, o processo remove 99,999% de todos os produtos químicos e contaminantes. “A colaboração mostra o potencial transformador das tecnologias avançadas de tratamento de água na produção de uma cerveja saborosa, promovendo práticas sustentáveis de gestão da água em toda a Europa”, refere a empresa em comunicado.
A Reuse Brew está na categoria de uma tradicional cerveja pale lager alemã. “Reuse Brew não é apenas uma bebida, é um ponto de partida para uma conversa, gerando discussões sobre conservação de água, eficiência de recursos e as infinitas possibilidades de práticas cervejeiras sustentáveis”, disse ao site TNW a porta-voz da Xylem, Marlies Poppe.
De acordo com a Xylem, a Reuse Brew marca um avanço significativo nas tecnologias de reciclagem de água e oferece uma solução sustentável para os crescentes desafios colocados pelas alterações climáticas.
A Reuse Brew já está à venda num evento internacional dedicado a tecnologias ambientais (IFAT) em Munique, que decorre de 13 a 17 de maio de 2024.