Decorreu no passado dia 8 de maio de 2024, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, a Reunião Geral da Indústria dos Alimentos Compostos para Animais.

O evento organizado pela IACA, contou com cerca de 150 participantes, onde durante a manhã o encontro foi subordinado ao tema «Comunicação na Fileira Agroalimentar: Informar para Desmistificar» e durante a parte da tarde relativo a «Insetos: A proteína do futuro».

Pretendeu-se com este encontro relembrar soluções e reforçar as estratégias de proatividade do setor agroalimentar face à comunicação do setor e a sensibilização do cidadão/consumidor sobre a segurança e qualidade dos produtos alimentares. Igualmente, e no que respeita às questões relacionadas com as fontes de proteína em alimentação animal, foram discutidas as problemáticas associadas à dependência e autossuficiência da UE e de Portugal em fontes proteicas de eleição nomeadamente a soja, e seus derivados, com a necessidade de garantir novas fontes tais como o recurso a proteínas animais transformadas provenientes de insetos de criação. Igualmente foram abordados e reiterados os constrangimentos que podem advir da futura legislação (EUDR) relativa aos requisitos de desflorestação e degradação florestal , e que poderão comprometer a disponibilidade futura de soja para a alimentação animal em função dos países terceiros de origem.

Mais desenvolvimento na próxima edição da Revista Voz do Campo. Subscreva e receba mensalmente conteúdos exclusivos.

One thought on “Reunião Geral da Indústria da IACA – 2024

Comments are closed.