Para o consultor Jorge Camilo, representante da HPDRONES, cada vez mais o drone é uma ferramenta que fornece informação preciosa na tomada de decisão. “Essa tomada de decisão pode ser muitas vezes englobada com o trabalho de outro drone, ou seja, em primeiro lugar tenho um drone de imagem, cujas fotografias estão carregadas de informação e vão ser trabalhadas num software específico”.

Para o consultor Jorge Camilo, representante da HPDRONES, cada vez mais o drone é uma ferramenta que fornece informação preciosa na tomada de decisão. “Essa tomada de decisão pode ser muitas vezes englobada com o trabalho de outro drone, ou seja, em primeiro lugar tenho um drone de imagem, cujas fotografias estão carregadas de informação e vão ser trabalhadas num software específico”. Mas, afirma o consultor que o grande desafio colocado hoje em dia à sociedade, nomeadamente aos académicos, é a preparação dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho e ensinarem as empresas, como é que vão retirar essa informação e forma como a vão trabalhar. “Quanto mais dados tivermos, e quanto maior for a nossa capacidade para tratar esses dados, melhor e mais rapidamente conseguimos antecipar determinadas situações”.

“Sem legislação não podemos aplicar fitofármacos”

“Trabalhar ferramentas que estão desenvolvidas, através das plataformas, e retirar a informação que se precisa para aplicá-la na agricultura”, defende. Jorge Camilo, lamenta o facto de não existir uma regulamentação para aplicação de fitofármacos com drones na agricultura. O consultor realça ainda o facto, de há 3 anos, um “grupo espanhol estudar particularmente a aplicação de fitofármacos com drone, e neste momento já deter o know-how suficiente para poder ajudar o Governo espanhol a criar legislação própria (…). Em Portugal, estamos a acompanhar a tecnologia, há lançamentos de novos equipamentos, mas sem legislação não podemos aplicar fitofármacos e a oportunidade perde-se”.

→ Conheça as soluções da HPDRONES em: https://store.hp-drones.com/pt

Leia este e mais artigos na reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024