Inácio Garcia, é um dos muitos técnicos que presta assessoria à cultura de morango na região de Huelva – Espanha. Numa altura em que acompanhava o trabalho de colheita numa das explorações, em Palos de La Frontera, diz à nossa reportagem que a produção está a ser muito boa, apesar do problema da falta de água que se faz sentir de forma crescente. “Dada a escassez de água, temos que optar por variedades mais temporãs, para encurtarmos a campanha e assim a cultura não se ressentir tanto”, acrescenta.

Uma produção média de 80 toneladas por hectare

Quanto às dificuldades da cultura, refere o problema das infeções, daí a utilização cada vez mais da hidroponia. Segundo Inácio Garcia, existe ainda uma outra preocupação que é “o facto de não haver gente para trabalhar”, o que obriga os empresários agrícolas a recorrer cada vez mais a mão de obra importada de várias geografias.

Quanto às relações comerciais com o nosso país, refere o técnico espanhol, “que existe em Portugal um mercado bastante interessante, hoje com muitas empresas espanholas a exportar para o mercado português”, o mesmo conta-nos ainda que, “na região há empresas a exportar toda a produção e outras na ordem dos 60 – 70%, o que é muito bom para a cultura que produz em média 80 toneladas/hectare” (…).

→ Reportagem completa na Revista Voz do Campo: edição de abril 2024