Melhor Vinho do Ano, distinguido na 11ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, foi o Julio B. Bastos- Alicante Bouschet, Tinto, 2018, da Região do Alentejo, mais concretamente, de Estremoz. Este vinho resulta de uvas provenientes de vinhas velhas de Alicante Bouschet, pisadas em lagares de mármore e vinificadas com temperaturas controladas, que lhe confere uma cor opaca e violácea de rubi, com aromas puros de tinta-da-china, liquorice, notas de frutos silvestres e balsâmicas. No paladar demonstra-se denso e sedoso, notando-se a presença de taninos maduros e redondos. Para além de “Melhor do Ano”, este vinho recebeu a distinção de “Melhor Varietal Tinto”, na iniciativa organizada pela ViniPortugal.Entre as 1.300 referências de vinho inscritas, foram atribuídas 383 medalhas, entre as quais 32 medalhas na categoria de Grande Ouro, 95 de Ouro e 256 de Prata.

A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal em: https://concursovinhosdeportugal.pt.

A 11ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal contou com a avaliação criteriosa do Grande Júri constituído por Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, James Tidwell MS, Luís Lopes e Francisco Antunes e de um Júri Regular composto por 132 especialistas de referência do sector, sendo 108 jurados nacionais e 24 internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators.

O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si.  A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto país de excelência na produção de vinho.

Artigo relacionado:

Os melhores vinhos de 2024 já foram revelados