A Dikamar® é a marca portuguesa n.º1 na produção de botas de segurança em Poliuretano (PU) e PVC, e também de calçado segurança e roupa para ambientes frios. É assim que, Goreti Gomes, diretora de marketing e vendas, define a Dikamar®. A empresa foi fundada em 1995 e iniciou a sua atividade em 1996, em Pombal, com a produção de botas de PVC para a agricultura e jardinagem. Em 2004, diversificou a sua gama com a introdução de botas de PVC com biqueira e palmilha de proteção em aço para as áreas da construção e indústria.

Em 2009, a empresa foi adquirida pela atual administração que trazia o conhecimento do setor de EPI’s em que já trabalhava. Em 2010, a Dikamar deu início à produção de botas em PU, numa estratégia de diversificação em termos de produtos e mercados. Em 2015, lança o modelo inovador Eaglegrip®, uma bota em PU, metal free, concebida para a indústria alimentar e, em 2017, lança a sua primeira gama de calçado de segurança em pele SafetyPro®. Em 2019, constrói uma segunda unidade de produção em Portugal para a confeção de roupa técnica para frio e lança a marca Ticeworkwear®, com o objetivo de dar uma resposta completa às necessidades dos trabalhadores (calçado e roupa). Em 2021 inicia a produção em Ohio e os Estados Unidos passam a incluir a lista dos países onde as botas Dikamar estão presentes.

“Hoje, a Dikamar é uma referência mundial no mercado do calçado de segurança oferecendo produtos de alta qualidade para dar resposta às necessidades de todas as áreas de atividade e ambientes de trabalho como Agricultura, Indústria Alimentar, Construção e Indústria, Pesca e Jardinagem”, considera Goreti Gomes.

Para a Dikamar® o setor agrícola sempre teve uma importância muito significativa. “Para entender essa importância basta referir que o nosso primeiro modelo a ser produzido era destinado à agricultura e jardinagem. Além disso, o nosso primeiro cliente, que se mantém até aos dias de hoje, é um cliente que trabalha com o setor agrícola e jardinagem, no Reino Unido. Apesar de não ser o setor de atividade com maior relevância em volume de vendas, continuamos a apostar no setor agrícola, oferecendo ao agricultor botas de segurança confortáveis e duráveis”, explica.

A Dikamar® sempre se distinguiu por usar materiais virgens de alta qualidade na sua produção e isto coloca-a num patamar de uma marca com botas de qualidade superior. A produção de botas feitas em poliuretano (PU), lançada em 2010, “veio revolucionar o setor da segurança e acabar com os estereótipos associados a calçado de segurança pesado e desconfortável. As botas Dikamar® são um aliado fiel do trabalhador, uma vez que são leves, resistentes, respiráveis e cumprem todos os requisitos de segurança, o que reduz o cansaço, desconforto e evitam acidentes de trabalho”.

Para atividades agrícolas, como horticultura, pecuária, fruticultura e viticultura os modelos Alpha®O4 (sem biqueira), Alpha® S4 (com biqueira) e AlphaTrace®O4 são os mais indicados.

Goreti Gomes, Diretora de marketing e vendas

Para a diretora de marketing e vendas, “estes modelos foram desenvolvidos para serem leves e maleáveis de modo a proporcionar um maior conforto ao agricultor. São também respiráveis e possuem um excelente isolamento térmico até -20ºC e -40ºC, respetivamente. Além disso, são impermeáveis e conferem ao trabalhador o conforto e a sensação de pé seco ao longo de todo o dia. Todas estas caraterísticas são valorizadas por quem procura ter um melhor desempenho quando calça botas de trabalho” (…).

Mais informações em: www.dikamar.pt

 

Leia a entrevista completa na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024