“A Agrobío é mais do que uma empresa – é uma biofábrica comprometida com a produção de inimigos naturais para combater pragas e promover a polinização, contribuindo para um ambiente agrícola mais equilibrado e livre de resíduos”.

Sérgio Sanchez Lúque, diretor comercial para Portugal e Espanha da Agrobío, empresa espanhola líder em produção de fauna auxiliar e abelhas para polinização natural, faz uma abordagem inovadora da empresa para promover uma agricultura sustentável e saudável. O foco principal da empresa está no controle biológico de pragas, utilizando insetos auxiliares específicos para cada cultura. “Desenvolvemos um método, baseado no estudo detalhado das pragas e na libertação estratégica dos seus predadores naturais, é uma abordagem preventiva e sustentável que reduz a necessidade da aplicação de produtos químicos nocivos”, salienta Sérgio Luque.

Seleção genética de insetos auxiliares

Além disso, a Agrobío está a inovar no campo da seleção genética de insetos auxiliares, garantindo que estes permaneçam nas culturas por períodos mais longos e sejam eficazes na ausência de pragas. Um aspeto interessante do trabalho da empresa é a pesquisa contínua sobre dietas alternativas para os insetos auxiliares, garantindo que tenham acesso a alimentos substitutivos quando as culturas estão livres de pragas. Isso promove a permanência desses insetos nas plantações, mesmo em condições desfavoráveis.

Um compromisso com a sustentabilidade e qualidade dos produtos

Outra área de atuação da Agrobío é a produção de abelhões da espécie Bombus terrestris, fundamentais para a polinização de certas variedades de culturas. Estes polinizadores são especialmente importantes em culturas desprovidas de polinizadores naturais suficientes, garantindo uma produção agrícola estável e abundante. O compromisso desta empresa está fortemente relacionado com a sustentabilidade e com a qualidade dos produtos, impulsionando assim uma mudança positiva no setor agrícola ao promover uma abordagem mais responsável e consciente para a produção de alimentos.

Conforme conta o seu diretor comercial, a Agrobío está a expandir-se de forma significativa em Portugal, com soluções para diferentes produtores, desde hortícolas, nomeadamente tomate, até fruteiras como framboesa, mirtilo e amora (…).

Leia este e outros artigos na reportagem completa da II Semana da Agricultura da UTAD na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024