Durante os meses de fevereiro e março a Biostasia promoveu várias ações de norte a sul do país, todas intituladas “Produção em modo Resíduo Zero” com o objetivo maior de esclarecer os produtores das várias culturas agrícolas (vinha, hortícolas, pomóideas, castanheiro e olival) como é possível garantir a sustentabilidade produtiva sem resíduos.

Este ciclo de apresentações terminou na Cooperativa Agrícola do Concelho de Sousel – Produção em modo Resíduo Zero no olival – com uma audiência de técnicos e produtores sedentos de novas soluções.

Passados 20 anos continuamos a procurar satisfazer as necessidades ambientais pela apresentação de soluções ecológicas, ambientalmente seguras, baseadas na fundamentação técnica, respeitando assim o compromisso com o nosso cliente. E, ser fiel, fiel aos nossos princípios de sustentabilidade ambiental (Resíduo Zero), fiel ao nosso cliente e ao consumidor final. Somos uma empresa 100% portuguesa a trabalhar essencialmente para o mercado nacional. Para além da comercialização de produtos, a Biostasia faz questão de estar no terreno com uma equipa de técnicos junto do cliente para recomendar aquilo que entendem como a melhor solução e acompanhá-lo em todas as fases da cultura. Cada região tem as suas próprias características geológicas, climáticas e culturais que influenciam a produção, tudo isto é tido em conta aquando da nossa proposta de plano de fertilização e proteção, independentemente da cultura.

A Tuberculose da Oliveira, é uma das doenças mais importantes do olival, pelos prejuízos económicos que pode causar derivada das perdas de produção e de qualidade dos produtos obtidos. É provocada pela bactéria Pseudomonas savastanoi pv. savastanoi (Psv), que causa a formação de nódulos nos caules e ramos, raramente afetando as folhas e os frutos e manifesta-se em quase todas as regiões de Portugal. Em 2023, apresentámos a nossa solução para a esta doença, a adesão na zona Norte do país foi muito satisfatória.

Na Cooperativa Agrícola do Concelho de Sousel, a nossa apresentação reuniu técnicos e produtores de olival em modo tradicional, biológico e extensivo. Foram apresentados detalhadamente os produtos propostos no nosso plano e que foram usados nos case studies que apresentamos.

BIOGROWTH CU, BIOGROWTH VERD E BIOGROWTH AMINOFE são as nossas propostas de sucesso para um olival vigoroso e saudável.

BPROTECT G+ utilizado de forma preventiva é a garantia para uma olival livre e/ou controlado de Tuberculose da Oliveira. Estes 4 produtos permitem um desenvolvimento vegetativo acima da média e uma produção de qualidade. Destaco ainda o GROWTH & PROTECT H20 para o Stress Hídrico no olival, um regulador osmótico que melhora a resistência das plantas em situações causadas por temperaturas extremas, salinidade ou seca (…).

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de maio 2024