350 expositores de mais de 28 países mostraram os seus novos produtos e inovações a compradores, distribuidores e retalhistas internacionais na quinta edição da feira.
A quinta edição da Organic Food & Eco Living Iberia fecha como a mais internacional depois da presença de cerca de 4.500 profissionais de 56 países de todos os continentes, bem como expositores de 28 países, consolidando-se como o ponto de encontro profissional de excelência do sector orgânico comemorado na Península Ibérica.
A quinta edição da Organic Food & Eco Living Iberia fecha como a mais internacional depois da presença de cerca de 4.500 profissionais de 56 países de todos os continentes, bem como expositores de 28 países, consolidando-se como o ponto de encontro profissional de excelência do sector orgânico comemorado na Península Ibérica.
Ao longo dos dias 4 e 5 de junho, o Pavilhão 4 da IFEMA MADRID ficou repleto de propostas, produtos e serviços de mais de 350 expositores de mais de 28 países, entre os quais vale destacar a participação de Embaixadores e assessores da Argentina, Nicarágua. , Equador, El Salvador, Brasil, Honduras, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, Reino Unido, Áustria, Hungria, Tunísia e Estados Unidos.
Destacou-se também a importante representação espanhola, onde comunidades autónomas como Andaluzia, Comunidade Valenciana, Castilla-La Mancha, Região de Múrcia, Comunidade de Madrid, Navarra, Castela e Leão, Galiza e Catalunha mostraram a sua proposta de valor e o seu compromisso com o segmento biológico.
Produtos biológicos, naturais e sustentáveis dos setores agroalimentar, vitivinícola, de bebidas, beleza, têxtil, eco-packaging, saúde e bem-estar encheram os corredores das áreas de exposição Organic Food Iberia, Eco Living Iberia, Organic Wine Iberia, Organic Galeria de Degustações de Ibéria Fresca e Azeites. Da mesma forma, destacou a recepção da Bio Tech Iberia, uma nova secção dedicada aos produtos bio e indústrias auxiliares, essenciais para o avanço da agricultura sustentável e a melhoria da qualidade do solo e que foi patrocinada pela ROCA Defisan.
Houve grande afluência de empresários, compradores, retalhistas e profissionais às conferências e mesas redondas de alto nível que foram realizadas nos auditórios Organic Talks by Bio Eco Actual e Eco Talks. O programa abordou questões transversais de especial importância para o sector, como a situação do canal especializado, as chaves e estratégias de exportação, as propostas políticas de sustentabilidade face às eleições europeias, bem como as limitações à utilização de substâncias tóxicas na agricultura. Com salas lotadas, as sessões tornaram-se numa abundância de troca de ideias e criação de sinergias entre palestrantes e participantes.
No salão B2B, o programa Hosted Buyers, pertencente à feira e organizado pela FIAB como parceiro e cliente, registou-se um total de 260 reuniões de negócios entre as 66 empresas expositoras e os 50 compradores internacionais participantes. Assim, foram realizados, em média, quatro encontros por empresa expositora. Além disso, a par das reuniões organizadas na feira pela Organic Food Iberia em colaboração com a FIAB, foram realizadas 600 reuniões adicionais através da plataforma LIVE Connect e 60 sob a égide da atividade Meet The Buyer, com a participação das cadeias orgânicas Veritas , Herbolario Navarro e NaturaSì.
Mais uma vez, a zona de inovação foi a montra das últimas tendências, tendo sido anunciados no primeiro dia os Eco & Organic Awards Iberia e os premiados foram:
• Melhor Produto Livre de Orgânicos: Grão de bico missô e arroz integral (miso sem soja), da Kenshô Miso.
• Melhor Produto em Bebidas Orgânicas: Mun Kombucha Isotônico, da Mūn Kombucha.
• Melhor Produto em Vinho, Cerveja ou Bebida Espirituosa Orgânica: Licor de Limão Orgânico (Sincionovaliego), de La Flor de Limón.
• Melhor Produto Vegano Orgânico: Corações de alcachofra orgânicos em água do mar, da Onesimum.
• Melhor Lanche Orgânico: Panquecas Proteicas (El Granero Integral), da Biogran.
• Melhor EcoPackaging (OFI): Presunto serrano orgânico, da BIOBARDALES.
• Melhor produto em alimentos frescos orgânicos: Reed Avocado, de La Vall de la Casella.
• Melhor Produto Orgânico de Supermercado (Produtos Secos): Muesli Energy, da Biogran.
• Melhor Produto em Produtos Orgânicos Prontos: Caldopacho Santapaciencia, de Caldos Santapaciencia.
• Melhor produto de Produção Animal Orgânica: Entrecote Desossado, da Pirinat.
• Melhor Produto em Lácteos Orgânicos: Kefir de cabra grego, de Cantero de Letur.
• Melhor EcoPackaging (ELI): The Berlingot, da Natural Shui.
• Melhor Produto de Beleza: Viridian – Collagen Pro Factors, de Natural Shui.
• Melhor Produto em Cuidados Pessoais: Gel íntimo Bio 250ml, da Webotanix.
• Melhor Produto em Suplementos Nutricionais: Probiotax Microbiota 150g, da Webotanix.
Foram também entregues os Eco & Organic RETAIL Awards que, coorganizados com a Bio Eco Actual, reconhecem o trabalho de personalidades e empresas do sector retalhista em Espanha e Portugal. Pela primeira vez, os vencedores foram escolhidos pelo voto popular de mais de 3.000 pessoas: Biomarket (Melhor Loja Independente), Veritas (Melhor Rede Especializada), Carrefour Alcobendas (Melhor Área Orgânica de Grande Consumo), Meet bio (Melhor Bio Online Loja), Conselho de Agricultura Orgânica da Região de Múrcia (Caerm) (Melhor Campanha de Marketing) e Paco Casero (Personalidade do ano).
Co-organizado pela Diversified Communications e pela IFEMA MADRID, Organic Food & Eco Living Iberia 2024 contou com o apoio da Ecovalia como patrocinador principal, os apoios da Foods of Spain, INTERECO, Agrobio Portugal, PortugalFoods, ACES, AER, CIAO-IICA, CAAE , ASOBIO, CAERM, CAECV, CAEM, Biocop, Biogran, Proexport, FIAB, Fedacova e FiBL, e as comunidades autónomas da Andaluzia, Extremadura, Comunidade Valenciana, La Rioja, Castilla-La Mancha, Região de Múrcia, Comunidade de Madrid, Navarra, Castela e Leão, Galiza, Catalunha, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias, entre outros.
A Revista Voz do Campo foi media partner oficial do evento.